Melhores carros para viagem longa

Você vai viajar de carro? Seja sozinho ou com a família, você vai precisar de um veículo capaz de atender às suas necessidades. Por isso, neste texto abordamos os melhores carros para viagem longa.

Imagem de carro na estrada para texto sobre os melhores carros para viagem longa

Antes de pegar estrada para uma viagem longa, é fundamental fazer uma revisão do carro.

Como escolher o melhor carro para viagem longa

Um carro não é apenas um meio de transporte. Ele também é um ambiente dentro do qual algumas pessoas podem passar várias horas.

Quando se trata de uma viagem longa, é importante que esse aposento móvel propicie o maior conforto possível aos seus ocupantes.

Afinal, para um percurso de vinte minutos, não faz muita diferença se o carro não é muito espaçoso ou confortável, contanto que chegue ao seu destino.

No entanto, em uma viagem longa, isso não basta. É preciso que o carro satisfaça alguns requisitos básicos.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre as características que os melhores carros para viagem longa devem ter. Em seguida, abordaremos alguns desses carros.

Mecânica

Se você está procurando os melhores carros para viagem longa, é importante que o seu carro aguente o percurso da melhor maneira possível.

Se o trajeto foi muito extenso, a possibilidade de ocorrer alguma falha mecânica é real. Contudo, você pode minimizar isso. É importante escolher um carro com mecânica robusta e adequado ao tipo de vias que você encontrará.

Além disso, se nessa viagem você planeja visitar outros países, há outros detalhes com os quais você deve se preocupar no tocante à mecânica do veículo.

É importante, por exemplo, considerar se haverá peças de reposição para o seu carro nos locais visitados, na eventualidade de precisar de uma oficina mecânica.

Sendo assim, você tem duas opções: ou escolhe um carro que seja comum aos países que você visitará, ou leva consigo algumas peças de reposição.

Ambas as opções acima requerem alguma pesquisa no período anterior à viagem. Portanto, não poupe tempo e esforços nessa etapa, para evitar dores de cabeça quando você estiver na estrada

Espaço interno

O espaço interno é um dos quesitos a serem avaliados na escolha dos melhores carros para viagem longa. Um carro para viagem longa deve possuir amplo espaço interno, capaz de abrigar todos os ocupantes e suas bagagens.

“Abrigar” é o termo mais preciso, pois pode ser necessário – ou mesmo desejável, de acordo com a viagem que você tem em mente – dormir no interior do veículo.

Essa solução, prática e econômica, é usada por muitos aventureiros. Porém, se o trajeto passar por locais muito frios, ela pode não ser a mais adequada.

Conforto

Se a viagem é longa, você e os outros ocupantes vão passar bastante tempo no interior do carro.

Para evitar cansaço e mau humor acumulados, que podem aumentar o stress da viagem como um todo, convém pensar em carros confortáveis.

Isso pode incluir itens como direção hidráulica e câmbio automático, que aumentam o conforto do motorista. Mas não é tudo.

Assentos confortáveis, ar-condicionado funcional, e mesmo um sistema multimídia de boa qualidade também podem trazer mais conforto aos viajantes.

Outros detalhes

Dependendo do percurso da sua viagem, alguns outros detalhes podem ser importantes.

Por exemplo, pode haver possibilidade de você pegar estrada de terra, ou estradas esburacadas, ou que possam ficar quase intransitáveis em caso de chuva forte. Nesses casos, pode ser uma boa ideia investir em um carro com tração 4×4.

Se o seu veículo for movido a Diesel S10 e você pretende rodar com ele pela América do Sul, é preciso ficar atento. Em alguns dos países do continente ele pode ser difícil de encontrar.

Os melhores carros para viagem longa

Land Rover Defender 110: esse é um dos veículos mais escolhidos por quem vai fazer viagens longas. O Defender é espaçoso, tem tração 4×4 e funciona com Diesel comum. Como é um carro comum em muitos países, sua manutenção é fácil.

Pajero TR4 4×4: o SUV da Mitsubishi é robusto e versátil, aguenta qualquer estrada e terreno. Os modelos de 2010 a 2013 têm potência maior. É ideal para um casal de viajantes, já que o espaço atrás não é muito amplo. Outro ponto é que a manutenção pode sair cara.

Honda CRV: veículo confortável e espaçoso, com porta-malas amplo. Com 190 cavalos, tração 4×4 inteligente e assistente de estabilidade, o CRV é uma boa opção para famílias que buscam carro para viagem longa.

Ford EcoSport: o SUV da Ford tem bom desempenho e dirigibilidade, além de consumo baixo de combustível. Também possui controle eletrônico de estabilidade e tração.

Chevrolet Captiva: o Captiva também tem bom desempenho e amplo espaço interno. Esse SUV possui a função Ecomode de gerenciamento de troca de marcha automática, que contribui para reduzir o consumo.

VW Kombi: sim, é isso mesmo. Embora antigo e sem aerodinâmica, a velha Kombi é uma opção barata e de fácil manutenção, por ser muito comum em toda parte. Contudo, pode ser uma boa ideia gastar mais um pouco e fazer adaptações no veículo.

Não se esqueça de fazer uma revisão veicular completa antes de pegar a estrada! Também é importante fazer um seguro auto, para poder viajar com tranquilidade. 

Aproveite e saiba como escolher um seguro auto para viagem.

Última atualização em 20/03/2019