Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você conhece o mercado de seguros na Alemanha?

Seguros na Alemanha: conheça mais sobre o mercado de seguro na Alemanha.

Você conhece o mercado de seguros na Alemanha?

Um dos destinos mais comuns para os brasileiros que viajam à Europa é a Alemanha. A cultura tradicional, as belas cidades, os monumentos de Berlim e Munique – e claro, a cerveja da Oktoberfest. Você já deve saber que para viajar para a Alemanha é preciso um seguro viagem internacional (se você não sabe, você pode ler o nosso texto sobre o Tratado de Schengen), mas você conhece sobre o mercado de seguro alemão?

Para começar, o mercado de seguros da Alemanha é enorme. Segundo relatório da GDV, a associação de seguros alemã – algo semelhante a nossa Susep – as seguradoras receberam cerca de 180 bilhões de euros em prêmios no ano de 2013, algo próximo de 660 bilhões de reais, considerando o câmbio atual. Para comparação, no Brasil, as seguradoras receberam algo próximo de 130 bilhões de reais no mesmo ano

Não é a única diferença. Por exemplo, para registrar um carro na Alemanha é obrigatório fazer uma apólice com cobertura para terceiros, que indenizam danos ou lesões à pessoas outros carros ou objetos. Coberturas compreensivas não são legalmente obrigatórias por lá, mas a maioria das instituições que fazem financiamento de carro tem como condição a contratação de uma apólice desse tipo.

Uma coisa lá é semelhante ao Brasil: o seguro de carro também varia por perfil. Assim como aqui, mulheres geralmente pagam menos, pessoas mais jovens costumam ter seguro mais caro que pessoas mais experientes e, caso você seja um barbeiro, você paga mais que pessoas que dirigem melhor.

 

Transferindo sua classe de bônus para a Alemanha

Falando em pessoas que dirigem melhor, você sabia que você pode migrar sua classe de bônus para a Alemanha? O processo é um pouco complicado, mas vale bastante a pena para quem vai morar por lá por algum tempo. Para fazer essa migração, você vai precisar de um documento da sua seguradora no Brasil que ateste as seguintes informações:

  • Nome completo e data de nascimento do segurado;
  • Número da apólice;
  • Tipo do veículo segurado: moto, carro, pick-up, etc.;
  • Tipo da cobertura: de terceiros, compreensiva, somente roubo e furto, etc.;
  • Data do início da cobertura. Esse ponto pode ser mais complicado porque sua classe de bônus pode ter começado numa seguradora diferente da atual. Faça o possível para conseguir os dados mais abrangentes possível;
  • Data do final da cobertura. Caso você tenha usado sua cobertura até o último dia antes da mudança, se assegure que sua seguradora consiga confirmar essa data e enviar os documentos o quanto antes;
  • O documento também deve indicar se existiram pausas na coberturas e quando aconteceram.
  • Datas de ocorrência de sinistros e qual foi o tipo de ocorrência: indenização de terceiros, colisão, furto, etc.;

O documento também precisa ser original da seguradora (ou seja, nada de fax ou e-mail) e também não deve ser fornecido pela sua corretora.

Outros seguros na Alemanha

Seguros na Alemanha: conheça a apólice que cobre despesas legais

Nem só de seguro de carro vive o mercado de seguros alemão. Outros produtos também são muito comuns por lá, como coberturas de terceiros de responsabilidade civil (que são diferentes da cobertura de automóveis), seguro de vida e outros tipos de previdência, além de contratar seguro residencial e outros comuns.

Outros seguros também são diferentes daqueles que conhecemos no Brasil. Por exemplo, na Alemanha você pode contratar um seguro para despesas legais trabalhistas que você possa ter. Caso você tenha um problema no seu trabalho e precise resolver na justiça, você pode acionar esse seguro que cobre os custos processuais – caso a seguradora entenda que o caso é justo, claro.

As corretoras e os agentes de seguro na Alemanha, em geral, estão bem equipados para guiar estrangeiros pelas possibilidades e necessidades de seguros. Por exemplo, esses profissionais e empresas podem emitir gratuitamente a Carta Verde europeia, permitindo que você dirija seu carro em outros países no continente.

Cote seguro do seu carro com seguradoras alemãs

Seguros na Alemanha: cote seguro auto com a Allianz.

A seguradora alemã Allianz é patrocinadora do estádio do Bayern de Munique. (Foto: Wikimedia)

Esse é um panorama do mercado de seguros na Alemanha. Está precisando de um seguro auto? Você pode fazer uma cotação de seguro de carro com a Bidu Corretora! Entre a nossas seguradoras parceiras, estão duas alemãs: a Allianz (que patrocina o estádio do maior time da Alemanha, o Bayern de Munique) e a HDI Seguro.

 

+ Quer viajar sozinho para a Alemanha? Veja algumas dicas!

+ Confira algumas dicas para arrumar a mala de viagem