Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Mercedes-Benz anuncia versão elétrica ou híbrida de todos os seus carros

Apenas carros elétricos e híbridos serão vendidos pela Mercedes-Benz

Mercedes-Benz anuncia versão elétrica ou híbrida de todos os seus carros

Dentro do prazo estipulado de cinco anos, a Mercedes-Benz oferecerá aos seus clientes versões elétricas ou híbridas dos mais de 50 modelos fabricados.

Apesar de o Brasil ter ainda poucos modelos de carros elétricos (conheça os que estão disponíveis no mercado), trata-se de uma realidade que não é mais coisa de um futuro distante e vem apresentando crescimento em muitos países.

A China, por exemplo, divulgou há pouco tempo que está elaborando uma lei para proibir o uso de combustíveis fósseis em seus veículos, o que pode impulsionar o crescimento dos elétricos em todo o mundo.

Preparada para tudo

São muitos os desafios para a montadora alemã colocar em prática a nova diretriz. Uma das ações será parar de vender carros a combustível em 2020. Isto é, dois anos antes do prazo estabelecido para ofertar as novas versões.

A empresa também está pronta para driblar a queda da lucratividade dos carros elétricos, que têm preço mais alto em virtude da bateria. Assim, trocará parte dos lucros obtidos em curto prazo para alavancar a venda.

Segundo Frank Lindenberg, diretor financeiro da Mercedes-Benz, 25% das vendas da empresa em 2025 serão de modelo elétrico.

Com essa estratégia, a montadora se une a outros fabricantes no desafio de fazer esse mercado crescer.

Elétricos no Brasil

Desde 2011, foram vendidos 5,9 mil carros elétricos e híbridos no Brasil. Desse total, 2.079 foram comercializados neste ano, quase o dobro de 2016.

Os números são tímidos, sinalizando que os carros elétricos ou híbridos têm longa estrada a percorrer em nosso país. O preço elevado dita esse movimento, sobrepondo-se à questão ambiental ou autonomia dos carros.

Para mudar esse cenário, só com o incentivo do Estado, com isenção de impostos, entre outros benefícios para os compradores.

Principais vantagens dos carros elétricos

  • Contribuem para a diminuição da poluição ambiental, já que não emitem gases de efeito estufa na sua locomoção
  • Contribuem para a diminuição da poluição sonora, pois praticamente não emitem ruídos, se comparados aos veículos convencionais
  • Oferecem consumo consideravelmente menor do que os carros a combustão
  • Apresentam mais eficiência do motor – atingem 90% de eficiência em relação aos 40% dos motores de combustão.

E as principais desvantagens

  • Preço elevado no ato da compra do veículo
  • Autonomia reduzida – o carro andará entre os 100 e 200 km, de acordo com o tipo de veículo
  • Tempo de carregamento, que leva horas (entre 6 e 8 horas) de acordo com o modelo do carro.

Curiosidades para você!

Você sabia que existem três tipos de veículos elétricos?

  • 100% elétricos

    Utilizam eletricidade armazenada nas baterias, que são recarregadas.

  • Híbridos

    Usam a eletricidade até que a carga das baterias acabe. A partir daí o sistema tradicional a combustão entra em funcionamento e faz o carro funcionar até que a bateria seja. Quando o carro detecta que as baterias estão recarregadas, volta a utilizar a energia elétrica armazenada.

  • Híbridos plug-in

    São iguais aos híbridos, a diferença é que o plug-in pode ser recarregado com um carregador de banco de baterias, que ajuda o veículo a andar mais tempo usando eletricidade.

E você, o que acha de ter um carro recarregável?