Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual carro pode ter seguro?

Será que devo ter um seguro de carro?

Qual carro pode ter seguro?

Você já se perguntou se seu carro pode ter seguro? Essa é uma das principais preocupações que devemos ter na hora de comprar um carro – afinal, é com o seguro auto que vamos ficar protegidos contra qualquer acidente que possa acontecer com nosso tão estimado carro.

 

O que ocorre é que nem todo veículo pode ser segurado. As seguradoras podem recusar carros que estejam na ilegalidade, por exemplo; ou ainda carros muito antigos, que não possuem mais peças para reparo ou, se as tem, são muito caras e/ou difíceis de serem encontradas.

Veja quais tipos de carros podem ou não ser segurados:

Seguro para Veículo sem Placa

 

é possível fazer seguro para carro sem placa?

O alto índice de roubo de carro nas grandes capitais faz com que o comprador, assim que tira o veículo da concessionária, corra para fazer um seguro de carro – mesmo que não esteja totalmente regularizado. As seguradoras rejeitam carros ainda sem placa, pois elas terão dificuldade para indenizar um veículo que não existe legalmente.

O caso é que um carro sem placa é igual a uma casa sem escritura: não tem como definir nem a origem e nem o destino para quem ele foi vendido, ou quem é seu atual dono, ficando assim impossibilitada de formalizar a indenização por cartório, por exemplo.

Seguro para Carro Seminovo

 

é possível fazer seguro para carro seminovo?

Carros seminovos podem ser segurados tanto quanto carros 0 Km. Tudo vai depender, no entanto, do estado em que o carro se encontra. Para tanto, as seguradoras realizam testes no carro por meio da revisão técnica, feito por um profissional habilitado. Caso o carro tenha avarias que impossibilitem sua cobertura de seguro, as seguradoras costumam recusá-lo (a chamada recusa técnica).

Outro detalhe que vale notar: o seguro auto tende a ter seu valor aumentado conforme passam os anos, por possuírem peças de reparo difíceis de serem encontradas e caras.

Seguro para Carros Clássicos

 

é possível fazer seguro para carro com mais de 20 anos?

Seguro para carros clássicos ou placa preta costuma ser algo complicado. Eles possuem menor aceitação dentro do mercado de seguros, com poucas companhias oferecendo o serviço para os antigomobilistas (como são chamados os colecionadores de carros antigos). Estimativas apontam que nem 5% dos automóveis de coleção estão segurados.

Um dos problemas enfrentados para a aceitação dos carros antigos está no alto custo de reposição de peças e o valor dos carros. Colecionadores também reclamam que, quando ocorre a possibilidade do seguro, o mesmo é muito caro, tendo em vista que a taxa de roubo e acidentes com carros raros são menores. Faça uma cotação de carros antigos na Bidu Corretora. 

Seguro para Carros de Leilão

 

é possível fazer seguro para carro de leilão?

Muitas pessoas preferem comprar carros de leilão, seja pelo valor mais baixo ou pela facilidade na realização da compra. No entanto, pode ser muito difícil segurar esses veículos.

Carros leiloados são resultados de sinistros, seja por colisão com perda total ou recuperados de roubos/furtos. Em ambos os casos, é necessário verificar a documentação e possíveis avarias existentes no veículo. Cabe também ao responsável pelo leilão, indicar os problemas que existem no veículo anteriormente.

Mediante vistoria prévia, uma seguradora pode aceitar veículos leiloados. É preciso que o carro seja aceito na vistoria – que é sempre rigorosa nesses casos – e que sua documentação esteja em dia também. Caso contrário, o seguro será recusado certamente.

Seguro para Carro Rebaixado e/ou com grandes modificações

 

é possível fazer seguro para carro tunado?

Por mais que tenham aceitação pelo Detran, os carros modificados não costumam ter boa relação com as seguradoras. Questões como aumento do risco de acidentes e roubo/furto por intermédio das novas peças, custo de reparo maior do que o esperado e perfil geral voltado para uma direção de maior risco fazem com que a recusa aconteça.

+ Cuidados para carros tunados

Portanto, as seguradoras geralmente não aceitarão carros em que a estrutura do carro tenha sido modificada, como por exemplo os rebaixados. Algumas seguradoras, no entanto, podem considerar o perfil caso a modificação seja regularizada com documentação.

 

Essas dicas são importantes para uma orientação básica. Quer saber o valor real do seguro de carro? Então não deixe de conferir através do nosso simulador de seguro auto!

+ Mas e seguro para carro blindado, existe?
+ O que fazer para conseguir a placa preta?