Se eu me mudar de casa, tenho que avisar minha corretora?

Para chegar no valor do seguro de carro, as seguradoras levam em considerações diversas informações do seu perfil: idade, tempo de habilitação, uso do veículo, CEP de pernoite do veículo e muitos outros. A combinação desses e outros fatores influenciam diretamente no prêmio do seguro.

O endereço da sua casa (que geralmente é o lugar de pernoite do seu veículo) é de suma importância para a seguradora e ele influencia diretamente no valor do seguro auto. Isso acontece porque cada CEP tem um índice de criminalidade diferente: o seguro de carro na Avenida Sapopemba não é igual ao da Avenida Paulista. Isso quer dizer que se você mudar de casa, o valor do seu seguro pode mudar. Porém, essa mudança nem sempre é o aumento do preço do seguro, ela também pode ser uma diminuição.

Ou seja, sim, se você mudar de casa é necessário informar a sua corretora de seguros. Essa mudança é chamada de endosso: uma modificação de dados no contrato de seguro.

É importante lembrar que você deve fazer um endosso sempre que seus dados modificarem, seja a inclusão de um condutor adicional ou troca de veículo. No caso de você não informar as mudanças para a sua corretora, é possível que a sua seguradora não pague a indenização em caso de sinistro.

O motivo é simples: quando a seguradora fecha o contrato com você, ela calcula seu risco através dos dados informados. Quando seus dados mudam, esse risco também muda.