Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Multas de pedestre: veja quais são os direitos e deveres

multas de pedestre

Multas de pedestre: veja quais são os direitos e deveres

Em um país de apaixonados por carros, pedestres ainda sentem dificuldades em compartilhar o espaço urbano com motoristas. Já que eles muitas vezes têm comportamentos individualistas e agressivos. Por outro lado, quem anda a pé também tem responsabilidades e é diretamente responsável pela qualidade e redução de acidentes de trânsito.

Pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, todos eles têm seus direitos e deveres no trânsito. Estando sujeitos às penalidades legais.

Os pedestres que não respeitam as leis do Código de Trânsito Brasileiro estão sujeitos à aplicação de penalidades, assim como os motoristas. A lei para pedestres, no entanto, não é aplicada em muitas cidades por falta de determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão que elabora e fiscaliza as leis do trânsito brasileiro. Mas não é por isso que quem anda a pé não vai exercer seus deveres. Já que práticas irresponsáveis podem causar prejuízos a todos e sérios riscos a sua própria segurança.

Confira abaixo algumas regras que precisam ser respeitadas pelos pedestres:

Não transitar em espaço proibido

Andar no meio da rua, atravessar a rua fora da faixa de pedestres, não utilizar passarelas pode ocasionar multa de 50% do valor da infração considerada leve. Se você quiser saber quais são as infrações mais cometidas no trânsito brasileiro, leia este artigo.

Não utilizar aparelho celular

Com a atenção focada em conversas pelo telefone, envio de mensagens ou em jogos, o pedestre pode se distrair facilmente. Causar um acidente e ser vítima de atropelamentos tem chances aumentadas. Assim como o condutor de veículos, o pedestre não deve utilizar o aparelho para nenhum fim enquanto transita por ruas e avenidas, especialmente em períodos de pico e grande movimentação.

O uso do celular também tira o foco das mudanças dos semáforos e ainda aumenta o risco de assaltos e roubos.

Atenção redobrada

O pedestre deverá olhar para os dois lados da pista ao atravessar uma via para evitar atropelamentos.  Ao descer de um ônibus ou carro, o mesmo deverá aguardar até a liberação da pista para sair em segurança.

Abaixo, alguns direitos dos pedestres que também devem ser respeitados pelos condutores e motoristas:

Prioridade de passagem

Pedestres têm prioridade de passagem quando estiverem aguardando na faixa. Os motoristas devem parar e aguardar a sua passagem.

Além disso, em um semáforo, os pedestres têm prioridade para terminar a travessia. Mesmo que o sinal tenha sido aberto para os condutores.

Utilização de passeios

O pedestre tem o direito de utilizar as passagens próprias das vias urbanas e acostamentos em vias rurais para se locomover.

Quando não houver passeios desse tipo, o pedestre poderá utilizar os extremos da pista. Porém, sempre em sentido contrário ao fluxo do trânsito.