Nova carteira de habilitação: veja o design

Quem trocou sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recentemente já notou algo diferente. A nova carteira de habilitação agora vem com novas cores e itens de segurança. A proposta é reduzir o número de falsificações do documento. Confira as mudanças.

nova carteira de habilitação

Conheça a nova carteira de habilitação

Cores, tintas, holografias e marca d’água na nova carteira de habilitação

Uma das novidades da nova carteira de habilitação é visual. Uma das mudanças realizadas é a inclusão de uma holografia com a sigla CNH. Ela se repete várias vezes por todo o papel, além de brasões da República e fios de microletras.

Além disso, o documento se apresenta em coloração distinta, com uma tonalidade mais amarelada. No canto superior direito da nova carteira de habilitação existe agora um mapa do Brasil impresso com tinta de variação óptica. Uma tarja esverdeada que fica no topo do documento passou para a cor preta.

Códigos numéricos

As carteiras passam a ter QR Code bidimensional (uma figura do formato quadrado de 5 cm) na parte interna. Ele poderá ser lido com as câmeras comuns dos smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

A iniciativa visa diminuir os casos de golpes e fraudes envolvendo o documento.

Com as mudanças na nova carteira de habilitação, na hora de validar o documento de um condutor, os agentes de trânsito deverão utilizar um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Lá ele lerá o código numérico da carteira. Haverá uma série de informações do motorista, sendo essa uma das maiores novidades do layout.

É possível observar também duas sequências numéricas. Uma de identificação nacional, que pertence ao Registro Nacional e do Espelho da CNH. E a outra uma identificação estadual, do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Alguns outros itens de segurança já vigoram nas atuais carteiras de habilitação. Alguns exemplos são a impressão em tinta prata com fluorescência na luz UV, fundo numismático duplo com brasão da República, rosácea negativa com letras positivas, holografia bidimensional, entre outras adaptações.

Quem já possui CNH

Não é preciso trocar sua carteira de motorista, por ora, se ela estiver dentro do prazo de validade. Quando chegar à data de vencimento, ou se precisar pedir uma segunda via, você receberá esse modelo da nova carteira de habilitação com o novo design.

As mudanças realizadas dizem respeito apenas aos itens de segurança, para evitar falsificações, atendendo regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.

A grande preocupação com a segurança do documento deve-se ao fato de que a CNH é, muitas vezes, substituta de outros documentos como RG ou CPF. Por isso, em muitos casos, é o mais importante documento na carteira de grande parte dos brasileiros.

Veja também a CNH digital que vai ajudar a vida de muitos motoristas.

 

Última atualização em 27/03/2019