Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Conheça a nova carteira de motorista com QR Code

imagem de uma rua movimentada com diversos carros e a descrição: nova carteira de motorista

Conheça a nova carteira de motorista com QR Code

O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito anunciaram recentemente que a partir de 1º de maio de 2017, as carteiras de habilitação emitidas passarão a contar com uma novidade em favor da segurança do documento.

Conheça a Nova Carteira de Motorista

As carteiras passam a ter QR Code bidimensional (uma figura do formato quadrado de 5 cm) na parte interna e que poderá ser lido com as câmeras comuns dos smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

A iniciativa visa diminuir os casos de golpes e fraudes envolvendo o documento.

Além disso, o Dentran anunciou também que o Serpro – empresa federal de tecnologia – está desenvolvendo um sistema eletrônico integrado que fornecerá informações para o órgão Renach – Registro Nacional de Condutores Habilitados, utilizando apenas a leitura do código.

A mudança vem acompanhando uma constante modificação na CNH.

No início do ano, foi emitida uma nova carteira de motorista, no qual suas cores e layout foram alterados para melhor visualização dos dados, além de ter passado a fornecer dois números de identificação do condutor: um estadual a outro nacional.

Em nota oficial enviada à imprensa, o diretor do Denatran Elmer Vicenzi afirma que todo cidadão poderá ter acesso às suas informações e à veracidade dos documentos através do sistema citado acima.

E a preocupação com a segurança do documento deve-se ao fato de que a CNH é, muitas vezes, substituta de outros documentos como RG ou CPF, sendo o mais importante documento na carteira de grande parte dos brasileiros.

Na parte inferior da carteira haverá também uma holografia com a sigla CNH impressa continuamente. Fora isso, são incluidos mais fios de microletras, que dificultam as falsificações.

Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo através da microimpressão.

O documento também deverá ganhar um número que será usado como cógido para validar os dados de cada CNH.

Isso facilitará a vida dos agêntes de trânsito, no qual a validação da carteira deve se dar por um aplicativo oferecido pelo Denatran.

Alguns outros itens de segurança já vigoram nas atuais carteiras de habilitação, como a impressão em tinta prata com fluorescência na luz UV, fundo numismático duplo com brasão da República, rosácea negativa com letras positivas, holografia bidimensional, entre outras adaptações.

Quem já possui CNH não precisa se preocupar em fazer nada. Apenas novos condutores ou quem irá renovar seu documento terão em mãos este novo modelo.

Veja também a CNH digital que vai facilitar a vida de diversos motoristas. Falando na nova carteira de motorista, veja como conseguir desconto nas multas de trânsito.