Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Novos itens de segurança para carros

Imagem de câmbio para ilustrar post sobre novos itens de segurança

Novos itens de segurança para carros

Quando o assunto é carro e novos itens de segurança, vamos concordar que um item a mais até que é muito bem-vindo, não é não? Garantir a sua proteção e a da sua família vale um investimento a mais.

O Brasil, todavia, não é dos maiores exemplos de padrão de segurança. Fica muito atrás dos Estados Unidos, do Japão, e países da Europa. Atualmente, por aqui, entre itens considerados obrigatórios estão airbags dianteiros e freios ABS. Entre 2020 e 2022 deverão ser implementados os pontos de cadeiras infantis e controle eletrônico de estabilidade.

Os novos itens de segurança

Mas o assunto não está esquecido. O Conselho Nacional de Trânsito apresentou uma nova lista de itens de segurança que serão avaliados como obrigatórios ou não. Na resolução, consta alguns itens que deverão trazer mais segurança aos carros.

Confira neste post alguns deles:

Localização e identificação dos controles

Diz respeito às regras para os botões do carro, ou seja, onde eles devem ficar, em qual posição, com qual design, e por aí vai.

Indicação de frenagem de emergência (ESS)

Com esse item, é possível acionar o pisca-alerta de maneira automática em uma desaceleração brusca. Com isso, é possível indicar para o motorista que está atrás que alguma situação ocorreu inesperadamente.

Fechadura e dobradiça

Aqui, trata-se de atualizar a norma que já existe, a fim de evitar abertura em caso de impacto.

Aviso de afivelamento dos cintos de segurança

Esse item permite emitir aviso visual ou sonoro para motorista e passageiros não esquecerem de colocar o cinto de segurança.

Sistema de Alerta ou Visibilidade Traseira

Esse equipamento é mais conhecido como “sensor de estacionamento” e pode emitir sons quando outro carro chega muito perto. Pode também ter câmera de ré. Não são poucos os carros, atualmente, que já vem com um desses, porém, até o momento segue como sendo um item de segurança opcional, e não obrigatório.

Aviso de afastamento de faixa de rodagem (LDWS)

Esse é um dos novos itens de segurança que alguns veículos já contam, porém, estamos falando de carros de luxo, com preço alto no mercado. Ele indica, por meio de câmeras, quando o motorista está saindo da faixa e emite um sinal sonoro.

Sistema de Frenagem Automático Emergência (AEBS)

Em casos de emergência, esse item de segurança avisa que o motorista deverá frear, caso contrário, o carro mesmo para.

Gravador de dados de acidentes de trânsito

É um equipamento que grava as informações, por exemplo, qual a velocidade que o veículo estava quando o acidente aconteceu. Isso é uma maneira de contribuir com as investigações.

E por falar em segurança, preparamos uma lista com os dez carros mais seguros para se dirigir. Conheça também  os valores do seguro auto.

Com todos esses itens, entra a questão sobre o preço de carro zero e se ainda vale a pena comprar.