Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é cobertura de terceiros?

Video explicativo sobre cobertura de terceiros no seguro auto

Conhecida pelo termo RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), a Cobertura de Terceiros garante ao segurado indenização em casos de acidentes causados a demais motoristas afetados por um sinistro.

Por exemplo, com esta cobertura, no caso de você bater e danificar o veículo de alguém, é possível acionar o seguro para pagar o conserto desse carro, economizando o seu dinheiro. Ou ainda se o condutor do veículo em que você bateu te acionar judicialmente, o seguro irá cobrir a possível indenização que você poderá pagar.

Os danos geralmente cobertos são:

  • Danos Materiais: Cobre os danos materiais causados a terceiros, como por exemplo despesas de funilaria e pintura causadas por colisão por culpa do segurado ou destruição de fachada de uma casa.
  • Danos Pessoais ou Corporais: reembolsa os valores reclamados por terceiros que tenham sofrido danos corporais (morte e/ou invalidez) ou que tenham contraído despesas médicas e hospitalares em razão do acidente.
  • Danos Morais: garante indenizações judiciais ou extrajudiciais a que o segurado venha a ser condenado a pagar por danos morais ou estéticos causados a terceiros. Trata-se de uma cobertura complementar à de Danos Pessoais.

Cada cobertura pode ser personalizada e você pode escolher o valor que será coberto.

O seguro contra terceiros é ilimitado dentro do valor contratado, isto é, ele pode ser usada várias vezes dentro do valor total da sua cobertura. Por exemplo, se você tem uma cobertura de 50 mil reais e, num evento, você precise usar 25 mil dessa cobertura, você ainda tem disponível 25 mil reais. No entanto, a cada vez que você usar a cobertura de terceiros, será um novo sinistro em seu perfil e você perderá uma classe de bônus por evento.

+ Veja também: Acionar o seguro de terceiros paga franquia?

É importante então ficar atento se vale ou não a pena utilizar o seguro. Caso o orçamento do conserto do veículo de terceiro seja muito caro, a cobertura pode ser uma boa pedida, pois você irá economizar mais. No entanto, se for um conserto barato, não compensa perder uma classe de bônus.

Conserve a sua saúde financeira, faça a cotação de seguro auto online e tenha a cobertura de Responsabilidade Civil.

Você pode personalizar sua Cobertura de Responsabilidade Civil através do menu disponível na lateral esquerda da página de cotações:

Coberturas de Terceiros