Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é endosso de seguro?

O que é Endosso de Seguro? Aprenda com a Bidu

Você sabe o que é endosso de seguro? Saiba mais com a Bidu

Endosso é uma forma de transferência de propriedade de um título. No caso do endosso de seguro, é um documento expedido pela seguradora durante a vigência da apólice, que tem como objetivo a alteração, modificação ou transferência de dados do contrato de seguro.

Qualquer tipo de alteração realizada nas condições de um contrato de seguro gera um endosso. Pode ser a inclusão de uma garantia adicional, por exemplo, mas o tipo de endosso mais comum é a substituição do veículo que consta na apólice.

Uma coisa que causa muita confusão no endosso é a seguinte: alterar algum dado da minha apólice mexe no prêmio que eu estou pagando? A resposta é sim. Como o seguro nada mais é do que atribuir um valor monetário a um risco, qualquer fator que altere esse risco acata uma mudança no preço.

O endosso é calculado baseando-se nas condições e prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro automóvel. Por ser uma alteração na proposta, o endosso quase sempre resulta em um preço diferente para o seguro, bem como para as coberturas e franquias. No caso do ser superior após o endosso, será cobrado o valor extra do segurado.

Veja abaixo uns dos principais motivos de realizar o endosso.

Mudança de endereço: O segurado morava em um local e mudou-se para outro bairro. Como a área de circulação do veículo é um dos fatores no cálculo do risco, é necessário realizar um endosso para a atualização do perfil e correção do valor.

Inclusão ou exclusão de coberturas: O segurado selecionou várias coberturas que desejava para proteger o seu veículo. Só que, depois de contratar o seguro, percebeu que seria melhor ter contratado uma cobertura de danos a vidros, lanternas e faróis.

Substituição de veículo: Outro caso seria o condutor trocar de veículo no meio da vigência do seguro. Como ocorreu uma alteração no perfil do risco (lembrando que o modelo, ano e marca do veículo também fazem parte da análise de risco), também é necessário gerar um endosso.

Transferência de seguro: Caso você já tenha a Nota Fiscal do novo veículo e o seguro seja feito no nome do mesmo segurado, você deve entrar em contato com a sua corretora de seguros, que dará início ao procedimento de transferência de seguro junto à seguradora. O valor do seguro poderá sofrer alteração com a mudança do veículo, podendo ficar mais caro ou mais barato devido a mudança do veículo.

CEP de pernoite do veículo: No momento da contratação, foi informado que o carro ficava na rua durante a noite, porém depois de um tempo, o segurado conseguiu uma garagem para o veículo. Agora o carro sofre um risco menor e provavelmente o valor diminuirá.

Local de circulação: O segurado que utilizava o veículo para ir trabalhar e mudou de emprego, deve informar esta alteração, já que o valor do seguro é calculado também nos locais em que o carro circula.


Você pode realizar um pedido de endosso diretamente com sua corretora de seguros. Se você é cliente Bidu e precisa fazer um endosso de seguro, entre em contato com um de nossos consultores por chat, e-mail ou telefone. E se tiver mais alguma dúvida, consulte o nosso dicionário de seguro.

Veja também: