Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é lucro cessante? Conheça essa cobertura do seguro empresarial

o que é lucro cessante?

O que é lucro cessante? Conheça essa cobertura do seguro empresarial

Você tem uma empresa e resolveu contratar um seguro empresarial para proteger o seu “ganha pão”. Dentre as várias coberturas disponíveis, você viu a cobertura para lucros cessantes.

Assim como outras do seguro empresarial, é cobertura importante para quem não quer correr riscos. Mas você sabe o que é lucro cessante? E o que ela cobre? Acompanhe esse post para entender e veja se essa cobertura se encaixa para o seu perfil.

O que é lucro cessante?

O lucro cessante é o prejuízo causado pela interrupção de alguma atividade da empresa. Ou seja, é o lucro que ela teria caso algum incidente ocorra. Essa interrupção pode ser causada por diferentes motivos.

Por exemplo: se você tem uma sorveteria e a máquina que faz os sorvetes deixa de funcionar, parando de produzir. Esse valor que você receberia caso a máquina não tivesse o problema, é o lucro cessante. É o lucro que não aconteceu, pois foi interrompido por algo inesperado.

Cobertura para lucro cessante do seguro empresarial

A cobertura de lucro cessante do seguro empresarial protege o empresário justamente dessas situações. Claro que ninguém espera que algum acidente aconteça com o seu negócio, mas os incidentes podem acontecer a qualquer momento. E colocar em risco a saúde financeira da sua empresa não é algo que vale a pena: imagine perder tudo o que você batalhou para construir com seu próprio esforço.

A cobertura de lucros cessantes garante indenização para a empresa caso algum acidente previsto na apólice aconteça e o lucro da empresa seja prejudicado. Por exemplo, no caso da máquina de sorvete da sorveteria. Nesse caso, a cobertura de lucro cessante garantiria indenização quando a máquina parasse de funcionar.

Assim, a parte da receita que você ganharia, que foi prejudicada, será paga pela sua seguradora. Mas atenção: essa cobertura não garante a o conserto da máquina, e sim o valor que você ganharia de lucro caso ela estivesse operando. A cobertura que garante o conserto, é a cobertura de bens materiais.

Quem pode contratar essa cobertura?

Para contratar a cobertura de lucro cessante, é preciso ter uma empresa com CNPJ/MF. Além disso, você precisa contratar outras coberturas do seguro empresarial, já que a cobertura para lucros cessantes não pode ser contratada sozinha.

Como é calculado o valor de indenização?

Para calcular o valor de lucros cessantes, a seguradora irá analisar o histórico de lucros da empresa. Por isso, é importante o histórico de lucro organizado de uma maneira formal.

É a partir desse histórico que a seguradora vai calcular o valor de indenização. E não adianta mentir: o relatório será investigado e verificado se condiz com o valor real de lucro.

Contrate um seguro para proteger sua empresa

Contratar um seguro empresarial para sua empresa é uma garantia de mais proteção e tranquilidade. São várias coberturas para garantir indenização em caso de algum imprevisto.

Veja também:

+ Como emitir uma nota fiscal eletrônica

+ Conheça o Seguro Empresarial Itaú