Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Micro pintura automotiva: o que é e para que serve?

Imagem de veículo para ilustrar post sobre micro pintura automotiva

Micro pintura automotiva: o que é e para que serve?

Compras feitas, hora de pegar o carro deixado no estacionamento. E de encontrar uma surpresinha bem desagradável: um pequeno risco na lataria. Quem nunca passou por isso? Muitas vezes, também são vistos arranhões ou fissuras. Problemas que não sabemos como surgiram, mas que precisam ser resolvidos. Como? Uma medida bem útil é a micro pintura automotiva, você conhece?

O que é micro pintura automotiva?

A micro pintura automotiva é um método artesanal que corrige danos causados na lataria dos veículos. Prático, o serviço repara somente a área prejudicada. Ou seja, preserva o restante da tintura do automóvel.

Por mais que o procedimento se pareça com retoque, na verdade, é um pouco distinto: com a micro pintura automotiva, aquelas imperfeições não serão notadas e nem deixam a impressão que foram corrigidas. Garante-se, assim, a originalidade ao veículo.

Para não restar dúvidas, o processo consiste na correção de um local específico, não significa que haverá uma repintura do automóvel.

Por que escolher a micro pintura automotiva?

Sobretudo, pela agilidade do procedimento. O serviço costuma levar pouco tempo para ser realizado, principalmente pela técnica usada. É importante que fatores como a tintura do veículo e a capacidade do profissional – é preciso que ele tenha treinamento para isso – também sejam levados em conta para que haja rapidez no serviço.

Há automóveis com pinturas deterioradas, enferrujadas ou manchadas com o tempo. Isso dificulta a execução da micro pintura automotiva. Sem contar que, evidentemente, a tinta a ser usada na correção precisa ser a mesma do veículo, não somente uma semelhante.

O baixo custo é mais um ponto positivo: por ser artesanal, o método requer menos gastos de mão de obra e de materiais. Isto é, mais viável para o bolso dos motoristas.

+ Saiba o passo a passo de como polir carros

Outra vantagem é a parte estética. Neste quesito, a micro pintura automotiva é ideal para conservar a tintura do veículo, além de não transparecer quaisquer reparos. Muito útil não somente para manter a boa aparência, mas pensando em um futuro negócio também, no caso de venda do automóvel.

Importante ressaltar que a micro pintura automotiva não é recomendável para todos os problemas na lataria. Pelo contrário: o serviço é usual em alguns casos, mais simples de correção, como riscos, arranhões, fissuras, imperfeições que não precisem de grandes consertos.

Fora que nem toda a lataria deve ser considerada para esse serviço: o capô do motor e tampa traseira, sujeitos a exposição contínua de sol e chuva, são indicados para reparos por meio de outros procedimentos.

Como funciona o processo de micro pintura automotiva?

Através do método spot repair, é preciso lixar o local que sofreu danos para, posteriormente, a pintura ser corrigida com êxito. Recomenda-se, também, o uso de tinta com pistolas de ar em certos casos, como a de lataria amassada. Assim, o veículo não fica com marcas à mostra, dada a precisão da pistola de ar. O verniz, tão conhecido, também é utilizado para acabar com o surgimento de manchas que possam aparecer com o tempo.

Outra técnica muito usada é com o aerógrafo, uma espécie de caneta, de manuseio prático e muita precisa nos reparos. A tinta, empregada pelo aerógrafo, é aplicada diretamente no local a ser consertado. Não é necessário o uso de lixas, neste caso.

Fique atento quanto ao local que procurar para fazer a micro pintura automotiva. É necessário, sim, que tenham profissionais treinados para isso, com conhecimento e experiência sobre o método.

Agora que você já sabe o que é micro pintura automotiva, conheça sobre a cristalização da pintura do carro! Evite riscos, faça agora mesmo o seu seguro auto.