Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é ponto cego?

Ponto cego

O que é ponto cego?

Quem já bateu o carro em outro veículo “vindo do nada”, sabe o problema que pode causar o tal do ponto cego. Na verdade, uma moto ou um carro nunca aparecem “do nada”. O que ocorre é que eles se aproximam do seu veículo sem que você os veja através do retrovisor.

O ponto cego é quando o seu retrovisor não abrange determinada área no trânsito atrás do seu veículo. Ou seja, muitas pessoas viajam e transitam pelas cidades com um risco iminente de batidas e acidentes. Isso acontece porque não enxergam pessoas e veículos vindos em sua direção pela parte de trás. Na maioria das vezes, a causa é retrovisores mal regulados.

De acordo com dados da polícia, cerca de 60% dos acidentes acontecem porque um condutor não enxergou o outro. E muitos desses acidentes acontecem durante ultrapassagens e conversões.

Como evitar o ponto cego?

O ponto cego não tem como ser evitado, já que ele sempre vai existir de uma maneira ou de outra. Não importa o modelo do seu veículo nem a qualidade e angulação do seu retrovisor. A solução, então, é minimizar este ponto cego providenciando um melhor posicionamento dos seus espelhos laterais.

Muitas pessoas ajustam o retrovisor de modo que fique visível nele metade do próprio veículo e a outra metade, o trânsito. Este é um erro comum que deverá ser corrigido. A posição ideal é manter o retrovisor mais aberto para que o trânsito ocupe a imagem do espelho em sua totalidade. Afinal de contas, você não precisa visualizar a traseira e a lateral do seu próprio carro, certo?

Esta pequena mudança irá reduzir os pontos cegos e, consequentemente, diminuir os riscos de acidentes, principalmente com motos que transitam em alta velocidade nos corredores formados pelas faixas de automóveis.

Como ajustar retrovisor corretamente?

Para ter os espelhos adequados à sua altura e postura, o motorista deve, ao se sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no seu vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo ou, de preferência, não enxergar parte alguma do próprio veículo. Quanto menos do seu veículo você enxergar, mais ampla será a sua visão sobre o trânsito.

Para ajustar o espelho da direita, o motorista deve alinhar a cabeça com o centro do carro, no meio dos bancos da frente, posicionando o retrovisor de maneira que também só consiga ver o final do veículo ou quase nada dele. Já o retrovisor central interno estará ajustado quando motorista conseguir ver o vidro traseiro em sua totalidade. Neste caso, é importante eliminar objetos na parte de trás que atrapalhem a visão. Veja mais dicas para ajustar o retrovisor.

Se você preferir investir em equipamentos para evitar acidentes, é possível optar também pelos sensores de ponto cego. Ele está disponível em diversas lojas especializadas (tanto físicas quanto online).

Faça seus ajustes, diminua o ponto cego e tenha uma ótima viagem!