Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Renavam e pra que ele serve?

Imagem do trânsito para ilustrar post sobre o que é Renavam

O que é Renavam e pra que ele serve?

Muitas burocracias estão envolvidas no ato de adquirir um carro novo. No entanto, números, documentos e processos são necessários para garantir a segurança e a boa procedência do seu amigo de rodas. O Renavam, por exemplo, é mais um desses números importantes para identificar o veículo. Mas, você sabe o que é Renavam e qual é a sua importância?

O que é Renavam

O número de Renavam sempre tem 11 dígitos. Ele é impresso no documento do carro e funciona como uma espécie de “carteira de identidade” do seu veículo.

Esta numeração é vitalícia. Ou seja, acompanha o veículo por toda a sua vida. Além disso, é obrigatória para carros, motos, caminhões, vans, entre outros, inclusive veículos rurais como tratores.

O Renavam é imutável e não pode ser alterado, sendo o mesmo independentemente da mudança de donos do veículo. É este número que identifica o histórico do carro. Pesquisando sobre ele, é possível identificar a existência de multas não quitadas, impostos atrasados e outros tipos de irregularidades.

Por isso, é fundamental que, na ocasião da compra de um carro seminovo, seja exigido o número do Renavam. Com ele, o comprador tem mais segurança sobre o passado do veículo que está em vista. Assim, evita problemas e dores de cabeça futuros.

Você já entendeu o que é Renavam. Agora entenda um pouco mais os motivos de ele ser tão importante.

Segurança na compra de seminovo

Caso você peça e o vendedor do carro se recuse a lhe passar o Renavam do veículo, fique atento. Isso pode indicar má fé na negociação e também complicações envolvendo o veículo.

A compra de um seminovo com o Renavam comprometido pode acarretar, por exemplo, apreensão do veículo. Até mesmo quando o dono atual (que pode ser você) acerte todas as dívidas. Ou seja, um desgastante compromisso financeiro deverá ser assumido por alguém que sequer cometeu as infrações.

Por isso, fique atento a ofertas de veículos com valores muito abaixo da Tabela FIPE e do mercado. Talvez seja alguém querendo se livrar rápido de uma grande encrenca com Renavam cheio de problemas. Saiba mais em nosso post sobre carro novo ou seminovo.

Posso consultar o Renavam por conta própria?

A boa notícia é que sim! Através da placa do veículo em questão, é possível verificar se o carro, moto ou similar possui débitos e entraves jurídicos.

Para consultar o Renavam, basta entrar no site oficial do DETRAN do seu estado e digitar a placa do veículo juntamente com as letras da imagem solicitada. Nesta opção, é possível ter acesso a multas passadas e problemas com regulamentação de documentos.

Para uma pesquisa mais aprofundada, é importante saber que somente o proprietário ou alguém com autorização do mesmo possuem essas informações necessárias. Isso porque estas são restritas ao proprietário do veículo e ao DETRAN.

Consultando o Renavam pelo site na pesquisa avançada, o usuário também tem acesso a informações pessoais do proprietário do veículo como endereço, CPF, RG, telefone, etc.

E aí, tem alguma dúvida sobre o que é Renavam e sua importância? Deixe um comentário pra gente! Conheça também os outros documentos do carro.