Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Seguro Carta Verde?

Você sabe o que é um seguro Carta Verde? Esse assunto é bem importante para quem vai viajar de carro ou comprar carro nos países do Mercosul – Argentina, Paraguai ou Uruguai – ou mora numa região vizinha a esses países e circula por lá, como moradores do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O seguro Carta Verde é um seguro obrigatório para viagens internacionais dentro do Mercosul que foi instituído em 1995.

O funcionamento é semelhante ao nosso DPVAT: tem como objetivo cobrir indenizações por danos causados a terceiros, de proprietários ou condutores de veículos de passeio em países do Mercosul – que não seja seu país de origem. Isso significa que se você sofrer um acidente com terceiros, por exemplo, em alguma rua de Montevidéu no Uruguai (veja o que fazer lá com esse guia da Bidu), pelo menos o prejuízo sofrido pelo outro carro estaria coberto.

Entenda um pouco melhor com esse guia da Bidu Corretora!

Viagem pelo Mercosul, América do Sul, de Kombi e Carro

Se vai pegar a estrada pelos países do Mercosul, é importante fazer seu Seguro Carta Verde.

Qual é a cobertura do seguro Carta Verde?

O Seguro Carta Verde cobre danos materiais e corporais causados a quem não esteja sendo transportado pelo veículo segurado. Os danos podem ser causados por intermédio do próprio veículo segurado, por objetos transportados ou por reboque acoplado ao veículo que está protegido pelo Seguro Carta Verde.

O seguro cobre os seguintes itens:

  • Danos materiais causados a terceiros;
  • Danos corporais (morte, invalidez permanente e despesas hospitalares) causados a terceiros;
  • Honorários de advogado para o segurado e qualquer custo judicial.

Os limites de indenização do Seguro Carta Verde são estipulados em 40 mil dólares por pessoa (em casos de danos corporais, morte, despesas hospitalares ou invalidez permanente) e 20 mil dólares por terceiro (para casos de quaisquer danos materiais).

Vale lembrar que o Seguro Carta Verde é obrigatório para qualquer pessoa que for utilizar carro de passeio em países integrantes do Mercosul. Sem a apresentação do certificado de seguro, o veículo será impedido de circular no país de destino.

Países integrantes do Mercosul

  • Argentina
  • Brasil
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Venezuela*
*Não era necessária a realização do Seguro Carta Verde até 2012, data em que o país se tornou membro pleno do bloco econômico

Por isso, é importante não esquecer de contratar o seu seguro Carta Verde antes de sair do Brasil.

Como contratar Seguro Carta Verde?

Com vigência que pode ser contratada pelo período de permanência do veículo no país de destino, com duração máxima de um ano, o Seguro Carta Verde pode ser contratado através de um corretor de seguros, que irá lhe apresentar as melhores cotações.

Será contratado em dólares americanos e, caso você possua um seguro auto com extensão de perímetro para América do Sul, fique atento, pois o Carta Verde ainda é necessário nesses casos. Esse tipo de seguro é obrigatório e possui documentação, coberturas e valores de garantias que são padrões para o Mercosul.

Lista de seguradoras que trabalham com Seguro Carta Verde

Observação importante: é recomendável que a solicitação pelo seguro Carta Verde seja feita ANTES da viagem, já que a apólice desse seguro só é válida após seu pagamento. Fazendo assim, você já chega no seu destino com segurança e tranquilidade!

Para contratar um seguro Carta Verde com a Bidu Corretora, basta entrar em contato através de e-mail, telefone ou pelo chat. Um técnico responsável passará todas as informações necessárias e realizará o seguro para o período escolhido.

O que o seguro Carta Verde não cobre?

O Carta Verde é obrigatório para circular nos países do Mercosul, mas isso não significa que ele cubra todos os seus prejuízos. Por exemplo, um seguro Carta Verde não cobre os danos sofridos pelo seu veículo ou você em caso de acidentes.

Nesse caso, você deve procurar a sua seguradora aqui do Brasil e verificar a possibilidade de uma extensão de perímetro a países da América do Sul. A seguradora HDI, por exemplo, trabalha com essa cobertura em estados fronteiriços e é uma opção interessante para quem realiza viagens com frequência. A Porto Seguro e a Bradesco Seguros, por exemplo, também trabalham com essa cobertura. Faça uma cotação do seguro carro online e solicite esta cobertura para a sua proteção.

Enfim, para tornar sua proteção na hora de viajar ainda mais completa, você pode optar também por um seguro viagem. Com ele, você tem garantia de auxílio em caso de acidentes ou de doenças, além de uma série de benefícios. Saiba mais na nossa página de seguro viagem.