Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Seguro Compreensivo?


Antigamente, para se prevenir das possíveis perdas, o segurado deveria contratar diversos seguros, como garantia de proteção em casos de incêndio, roubo, desmoronamento, alagamento, etc. Isso fazia com que, em caso de sinistro, o segurado e as seguradoras ficassem confusos com a grande quantidade de apólices e ficavam na dúvida se havia uma que cobrisse aquele risco.

O seguro compreensivo surgiu, em essência, como uma forma de contratação de seguro auto em que se encontravam os vários ramos ou modalidades de seguro em uma mesma apólice. Ou seja, um seguro auto com cobertura compreensiva concentra diversas proteções em um só documento, o que facilita para o segurado e seguradora já que os riscos são contemplados na mesma apólice.

Essa cobertura de seguro é a mais compreensível possível, isto é, o veículo segurado fica protegido contra os principais e mais frequentes sinistros: colisão, furto, roubo, incêndio e danos da natureza. Ou seja, se você estacionar o carro na rua e ocorrer o furto das rodas do veículo, essa modalidade irá te reembolsar.

Porém, se você deseja coberturas extras como cobertura para vidros e carro reserva terá que contratar a parte. Assim, você deverá fechar, além da compreensiva, coberturas extras que podem ser escolhidas de acordo com sua necessidade.

As principais características do seguro compreensivo são:

  • Redução das taxas em comparação com demais seguros convencionais (incêndio, roubo, etc…);
  • Conjugação de diversas coberturas em uma apólice única, possibilitando melhor compreensão das coberturas pelo segurado e com cláusulas menos restritivas;
  • Estruturação modular, o que possibilita ao segurado uma maior escolha de coberturas e demais garantias, permitindo a montagem de um seguro mais personalizado.

O valor de indenização desta cobertura cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo.

Para atender aqueles que procuram por uma cobertura menos abrangentes, algumas seguradoras oferecem o seguro não-compreensivo. Esse tipo de seguro oferece a proteção contra roubo, furto e perda total do veículo. Geralmente o seguro não-compreensivo oferece preços menores do que os seguros compreensivos. Isto ocorre porque as coberturas oferecidos por uma modalidade, não são as mesmas oferecidas pela outra.

Entretanto, isto não quer dizer que um seguro é melhor ou pior do que o outro. Tudo vai depender das suas necessidades, como o modelo e uso do carro.

Algumas seguradoras oferecem a assistência 24 horas, que é um pacote de serviços disponibilizados pela seguradora, como assistência de pane seca, pane elétrica, chaveiro, para a residência e muitos outros.

Ficou confuso entre tantos benefícios do seguro auto? Explicamos!

Cobertura é a garantia que a seguradora dá ao segurado contra o risco de determinado evento (acidente, roubo, incêndio…). Já as assistências e serviços são benefícios oferecidos pelas seguradoras para o bem estar do segurado, como serviços de guincho, transporte e rede conveniada de oficinas e demais estabelecimentos.

Na Bidu, você consegue comparar seu seguro compreensivo nas melhores seguradoras, como Bradesco Seguro Auto, HDI Seguro Auto, Porto Seguro Auto, Azul Seguros Auto e muitas outras.. Além dessa cobertura, você pode personalizar o seguro auto de acordo com o seu perfil e suas necessidades. Veja também outros tipos de seguro auto.