Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Tabela Fipe e Tabela Molicar?

O que é tabela Fipe e tabela Molicar?

Você sabe o que é tabela Fipe? E tabela Molicar? Entenda mais com a Bidu Corretora.

Quando você está fazendo o seguro do seu carro, você sempre lê: “em caso de sinistro com perda total, seja batida, furto ou roubo, você será indenizado de acordo com a tabela Fipe”.

Mas você sabe o que é tabela Fipe? Para complicar, você pode ler por aí que a companhia de seguro cota os veículos de acordo com a tabela Molicar. Ficou confuso? Vamos explicar pra você o que é cada uma dessas tabelas e suas funções.

O que é Tabela Fipe?

A Tabela Fipe de veículos foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição privada sem fins lucrativos, criada para análise econômica e social nos parâmetros brasileiros.

Funciona como uma tabela de preços de carros usados e novos, de acordo com suas características: se tem motor 1.0, motor 2.0, se é 0 km, se é flex, se tem air bag, direção hidráulica e mais, além, claro, das divisões por marca ou modelo. Assim, através da tabela você pode saber a diferença de preço entre dois modelos de Mercedes-Benz ou de dois anos diferente do Volkswagen Gol 1.0 – é uma tabela democrática.

A Fipe trabalha com a expressão do preço médio de veículos, baseado nos valores praticados nacionalmente. Não deve ser levado como números exatos, já que o preço dos carros mudam de acordo com a região, cor, acessórios, estado de conservação e demais fatores, devendo ser utilizada somente como comparativo.

Na hora de comprar um carro usado, geralmente o valor da Fipe é usado como base e tem acréscimos ou decréscimos de acordo com o estado do carro.

Você pode consultar a tabela através do site do instituto, acessando esse link, ou em sites que reproduzem os valores da FIPE, como esse. A fundação também oferece consulta através da Tabela Fipe Motos e também uma tabela para pesquisa de preços para caminhões e micro-ônibus.

É importante ressaltar, que, como dito na introdução, as seguradoras no Brasil utilizam o preço mostrado na tabela como critério ao realizar as indenizações em sinistros. Sendo assim, se você tiver uma perda total por exemplo, o veículo a ser restituído será um igual ou semelhante, de acordo com a Fipe.

Além disso, algumas seguradoras permitem contratação de seguro por 105% ou 110% do preço tabela Fipe, de acordo com a conservação do seu automóvel. Por isso, é sempre bom saber quanto o seu veículo vale pela tabela na hora de contratar o seguro, certo?

O que é Tabela Molicar?

Agora vamos complicar um pouco.

Você bem sabe que a configuração de um modelo específico de carro pode ser muito diferente de outra com a mesmo modelo. Por exemplo, um pode ter ar-condicionado, outro bancos de couro, outro transmissão automática, etc.

Nesse caso, o preço do seguro não pode ser igual para essas duas configurações, certo? Afinal, um carro com freios ABS, por exemplo, tem um risco menor de um sinistro grave que um carro sem o sistema.

Nesses casos, a tabela Fipe não é tão boa, já que condensa muitas configurações diferentes em um único modelo. Assim, algumas seguradoras usam a tabela Molicar para sua comparação de seguro.

A Molicar é uma empresa focada na apuração do valor comercial de veículos circulantes no Brasil. Publica tabelas de valores desde 1994 e vem se tornando referência nesse setor no país.

Os levantamentos da Tabela Molicar são baseados no valor de mercado de veículos dos últimos 35 anos. Para isso, leva em consideração fatores como região, itens opcionais e quilometragem dos modelos utilizados nas pesquisas.

Sua consulta é paga através de planos semestrais (que podem ser consultados através do site (www.molicar.com.br). A Molicar também tem parceria com o portal Exame.com, onde são divulgadas informações de forma gratuita, com informações sobre o valor médio da frota circulante no Brasil e atualizações mensais.

A tabela Molicar, no entanto, ainda não é usada para indenização de sinistro pelas seguradoras.

Qual tabela a Bidu Corretora usa? Fipe ou Molicar?

Na nossa ferramenta de simulação de seguro auto, a Bidu Corretora utiliza uma base focada nas duas tabelas classificatórias para realizar a cotação. Ao selecionar um dos carros disponíveis em nossa lista, automaticamente seu número Fipe ou Molicar é enviado para as seguradoras. Fazendo dessa forma, conseguimos realizar uma cotação de seguro com índice mais baixo de erros, trazendo maior fidelidade para sua simulação.

No entanto, mesmo a nossa tabela pode ocorrer erros. Encontrou um erro na nossa tabela? O seu carro não aparece na nossa lista? Reporte para a Bidu através do chat, do nosso telefone ou do e-mail atendimento@bidu.com.br!

+ Você sabe consultar a tabela Fipe Webmotors?