Você sabe o que é um Utilitário?

Eles estão por toda parte: nas ruas, estradas, na cidade e no campo. Os utilitários representam hoje um segmento importante do mercado veicular brasileiro e mundial. Mas você sabe ao certo o que é um utilitário? 

Imagem da frente de um carro para ilustrar texto sobre o que é um utilitário

Os utilitários começaram a fazer mais sucesso no Brasil nos últimos anos.

Cotação online de Seguro Auto

Utilitários ganhando terreno

Os utilitários, ou, como também são conhecidos, SUVs (do inglês Sport Utility Vehicle), estão com tudo no Brasil em 2019.

Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos respondem atualmente por cerca de 25% das vendas de automóveis no país.

De fato, a única categoria que vendeu mais do que a dos utilitários foi a dos hatchs pequenos, que abocanhou quase 35% das vendas. 

Mas, o que é um utilitário? O que define um veículo como utilitário?

O que é um utilitário?

A principal definição de um veículo utilitário, ou pelo menos a sua definição inicial, é a de um veículo capaz de transportar, ao mesmo tempo, cargas e pessoas.

Ou seja, um utilitário serve tanto para trabalho como para passeio. Ele pode ter finalidade comercial ou não.

No entanto, na prática (ou seja, no mercado automobilístico e nas ruas), a realidade é um pouco diferente.

Por isso, neste texto, analisaremos algumas das características que definem o que é um utilitário e como distingui-lo das demais categorias.

Sem caçamba

A princípio, a definição do que é um utilitário apresentada acima abrangeria também as pick-ups.

Por isso, acrescentamos a condição de que, para ser um utilitário, o veículo não deve possuir caçamba ou outro compartimento externo.

Assim, um utilitário deve ser capaz de transportar pessoas e cargas dividindo o mesmo espaço interno.

Altura pronunciada

A carroceria de um utilitário é mais alta do que a carroceria de carros normais.

Devido à suspensão alta, o motorista ganha uma visão avantajada da pista e dos arredores. Assim, obtém mais conforto e segurança.

De fato, alguns modelos são tão altos que dificultam o embarque de crianças pequenas. Portanto, esses não são recomendados para quem tem filhos com pouca idade.

Mas, fora esse caso, a altura pronunciada da carroceria dos utilitários é vista como uma grande vantagem pelos usuários.

Amplo espaço interno

Nenhuma novidade aqui. Afinal, o que é um utilitário senão um veículo espaçoso, com capacidade para transportar muitas pessoas e objetos?

Todo esse espaço confere bastante conforto aos passageiros, inclusive aos de trás.

Alguns modelos de utilitários também possibilitam rebaixar totalmente os bancos de trás. Com isso, é possível liberar mais espaço para bagagem ou carga no porta-malas.

Veículo para todos os terrenos

Parte do conceito de veículo utilitário está ligado ao seu uso em estradas de terra ou terrenos acidentados.

Muito embora um utilitário não seja exatamente um veículo off-road, o fato de ser projetado também para o transporte de carga e para trabalhos pesados faz dele uma boa opção tanto para o asfalto quanto para a terra. 

Uma das razões para isso é o motor dos utilitários. Ele é usualmente potente o suficiente para permitir um bom desempenho nas duas situações, além da costumeira tração 4 x 4.

Além disso, ao contrário de algumas pick-ups, os utilitários não são demasiadamente grandes. Essa característica facilita o trânsito nas cidades, pois é mais fácil para manobrar e estacionar. 

Assim, apesar de não ser a melhor escolha para quem busca aventuras do tipo rally, podemos dizer que os utilitários são veículos all terrain, ou seja, para todos os tipos de terreno.

Exemplos de utilitários

Para entender bem o que é um utilitário, nada melhor do que conferir alguns exemplos.

Ford EcoSport – Um dos pioneiros da categoria, o EcoSport foi baseado no Ford Fiesta, e foi um grande sucesso desde o seu lançamento, em 2003.

Cotar Seguro Ecosport

Renault Duster – O grande rival do Ecosport, lançado em 2010.

Cotar Seguro Duster

Honda HR-V – O utilitário da montadora japonesa é hoje um sucesso de vendas.

Cotar Seguro HR-V

Hyundai Creta – O utilitário da montadora coreana também é um dos líderes atualmente no segmento.

VW T-Cross – O primeiro utilitário produzido pela Volkswagen no Brasil.

Seguro para veículos utilitários

Agora que você já sabe o que é um utilitário, é preciso parar para pensar também no custo do seguro automotivo para esses veículos.

 

Última atualização em 18/07/2019