Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Vistoria prévia? Eu preciso passar por isso para contratar o seguro?

A vistoria prévia do veículo é realizada por pessoa/empresa autorizada pela seguradora. Serve para verificar o estado do carro antes da formalização do seguro automotivo, verificando se há problemas que impeçam a cobertura do mesmo. Ela pode ser realizada em posto autorizado pela seguradora, onde o segurado leva seu carro até o local e espera apenas alguns minutos. A vistoria pode ser realizada em domicílio, basta informar o melhor dia e horário para que o vistoriador possa realizar o serviço. A vistoria prévia também pode ser realizada no seu local de trabalho.

Após a aprovação da vistoria prévia (nos postos autorizados ou em domicilio), seu seguro estará vigente.

Há também a vistoria de risco, que é o estudo realizado por técnicos para identificação do nível de risco do veículo segurado.

O segurado não precisa fazer a vistoria prévia do seguro auto em duas situações:

  • A primeira é quando o carro é zero km, isto é, quando ele ainda não saiu da concessionária. Para esses caso é preciso apresentar a nota fiscal do veículo e a data de saída. Alguns carros não seguem essa regra, como os carros blindados. Conheça sobre o seguro para carros blindados.
  • A segunda situação é quando há renovação do veículo dentro da vigência. Por exemplo, se o seu seguro vence dia 25/12/2016, você só precisará fazer a vistoria se o seguro for renovado a partir de 26/12/2016. Por isso é importante renovar o seu seguro dentro da vigência, assim você não precisa encaminhar até os pontos autorizados para fazer a vistoria. No caso de renovação, será necessário apresentar a apólice atual para você utilizar a sua classe de bônus.

Existem algumas situações em que você precisa fazer a vistoria prévia do seu veículo: quando ele já estiver saído da concessionária, no caso de trocar de seguradora, quando adicionar ou aumentar coberturas e etc.

Vale lembrar que cada seguradora tem a autonomia para determinar quais veículos e situações que será necessário fazer ou não a vistoria prévia.

Fique atento! Não deixe de fazer a vistoria na última hora, já que você só começa a ter cobertura após a validação dela.

+ O que é vistoria cautelar

Faça uma cotação de seguro para carro aqui na Bidu Corretora. Compare preços e beneficios em até 8 seguradoras.