Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Os carros mais (e menos) seguros do Brasil

Os carros mais seguros e menos seguros do Brasil

Os carros mais (e menos) seguros do Brasil

Já falamos bastante do Latin NCAP, o programa de segurança veicular para a América Latina e Caribe. Essa é uma instituição de pesquisa voltada para avaliar o quão seguro são os carros vendidos na América Latina – boa parte comercializada no Brasil também.

Desde sua criação, há 5 anos atrás, o Latin NCAP já realizou mais de 50 testes com automóveis. Os testes são baseados em crash tests, avaliações que permitem verificar o funcionamento de airbags, a incidência de itens que se desprendem do veículo em colisões, funcionamento de cintos de segurança, e demais questões de segurança interna e externa do carro.

Abaixo listamos os carros mais seguros em circulação no Brasil. Decidimos listar somente os carros que receberam cinco estrelas, a nota máxima dada pela Latin NCAP. Em contrapartida, listamos também os carros menos seguros listados pela instituição, que não receberam nenhuma estrela ou somente uma estrela de classificação.

1º Lugar – Jeep Renegade 2015 com 2 aribags

Jeep-Renegade

O SUV de 4 portas da Jeep alcançou o posto de carro mais seguro do Brasil, garantindo notação máxima (5 estrelas) em proteção de adultos e de crianças. Seus mais de 1600 quilos não devem botar medo em motoristas e passageiros, já que conta com uma bons airbags e cintos de segurança, além de proteção contra deslocamento excessivo de crianças, utilizando cadeirinha no banco de trás.

+ Cotar seguro Renegade

2º Lugar – Honda HR-V 2015 com 2 airbags

Também com cinco estrelas, o Honda HR-V é o segundo carro mais seguro do Brasil, segundo o Latin NCAP

Em segundo lugar entre os mais seguros, temos outra SUV, o Honda HR-V, que garantiu também 5 estrelas nas categorias adulto e criança, ficando atrás do Jeep Renegade por questão de alguns décimos. O carro foi avaliado como estruturalmente estável, com bom funcionamento dos airbags. O único fator que o deixa abaixo do Renegade é a proteção ao peito do motorista, que recebe nota de proteção adequada (segunda melhor classificação do instituto).

+ Qual SUV tem o seguro mais barato?

Último lugar

Infelizmente tem carros que não oferecem quase nada de segurança para motoristas e passageiros. E não é só questão de não receberem 5 estrelas, já que muitos não recebem nem mesmo uma.

Por isso a Latin NCAP também indica os carros com pior classificação. Geralmente compactos e mais acessíveis, os veículos costumam ser os mais frágeis também. No entanto, a instituição indica que após a obrigatoriedade de airbags frontais e freios ABS, não há mais carros com pontuação zerada sendo fabricados aqui no Brasil.

A versão sem airbags do carro chinês não recebeu nenhuma estrela nos testes realizados

Entre os importados comercializados no Brasil, o que mais recebeu nota baixa foi o Chery QQ 2015 sem airbag (conhecido também como Chery iQ), que não recebeu nenhuma estrela, tanto na categoria adulta quanto na infantil.

Independente do carro, se ele está entre os mais seguros ou não, seja ele um Jeep Renegade ou um Chery QQ, o importante é que você tenha um seguro que te proteja contra as dificuldades do dia a dia.

Já fez uma simulação de seguro auto? Então faça uma e confira o melhor para você e seu veículo!