Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como ter uma placa preta? Veja aqui o passo a passo

Como ter uma placa preta

Veja o que é necessário para ter um carro com placa preta

Quem é amante de automóveis sabe que, no Brasil, existem placas para diferentes categorias de veículos: particular, de aluguel, de colecionador, oficiais, de teste, especial, de aprendizagem, de representantes e de presidência.

Já falamos sobre os diferentes tipos de placa e como é feito o primeiro procedimento de emplacamento. Você pode conferir mais informações no nosso guia de placa de carro.

Dessa vez, vamos falar de um tipo especial de placas: você sabe o que é e como funciona a “placa preta”?

A placa preta com letras e números cinza identifica carros de colecionador que possuem mais de 30 anos de fabricação. Segundo a resolução nº56 do CONTRAN esse tipo de placa identifica veículos que fazem parte de alguma coleção.

Para emplacar o seu veículo com a placa preta, é necessário que ele:

Como conseguir placa preta?

Para obter placa preta, o carro precisa ter algumas características especificas. Veja abaixo os requisitos elencados na resolução nº 56 para ter esse tipos de emplacamento.

  • Ter sido fabricado há mais de trinta anos;
  • Ter suas características originais de fabricação conservadas. A resolução não informa a porcentagem, porém são geralmente aceitos 80% de originalidade e 70% de estado de conservação;
  • Fazer parte de uma coleção;
  • Ter o Certificado de Originalidade, reconhecido pelo DENATRAN.

Para começar o processo de mudança de categoria e consequentemente de placa, é necessário que o motorista tenha o Certificado de Originalidade de uma entidade cadastrada e reconhecida pelo DENATRAN. De forma geral, o certificado é emitido por clubes de carros antigos.

Provavelmente, quando você for solicitar o certificado a um clube de carros antigos, será solicitada a sua afiliação. É importante lembrar que essa afiliação não é obrigatória por lei. Porém, ela é solicitada para o clube ter um controle nos certificados que são emitidos. Por isso, escolha aquele que você mais se identifica.

Os custos com esse processo variam de clube para clube, portanto fique atento aos valores cobrados. No site da Federação Brasileira de Veículos Antigos você encontra alguns dos clubes existentes em cada região do país. Vale lembrar que essa lista não contém todos os clubes do Brasil, por isso é bom pesquisar se perto da região em que você mora tem algum clube de carros antigos.

Após a vistoria feita pelo clube, seu carro irá ganhar um laudo certificado de originalidade e, com esse documento, você conseguirá dar entrada à mudança de categoria do seu veículo.

Basta encaminhar o documento ao Detran, solicitando a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e o Certificado de Registro de Veículo. O procedimento muda conforme o município mas, em geral, você deverá comparecer ao órgão de trânsito com o documento de transferência, que ficará retido até o novo documento ser entregue. Quando isso acontecer, você deverá levar o veículo até o Detran para trocar a placa.

Após ganhar o direito de usar a placa preta, o carro não poderá ser modificado, sob pena de perder o certificado. É responsabilidade do clube que fez a avaliação zelar para que o se mantenha original.

Vantagens da placa preta

Se você tiver um veículo com placa preta, ele não precisará passar pela Inspeção Veicular Obrigatória. Além disso, equipamentos obrigatórios que forem homologados depois da fabricação do veículo não precisarão ser incluídos no automóvel, ou seja, ele poderá manter apenas os obrigatórios originais do veículo.

Por exemplo, se quando o seu carro foi produzido não era necessário extintor de incêndio e a lei do extintor foi aceita depois desse período, ele não precisará ter o equipamento.

Sem contar que, um veículo de placa preta, é mais valorizado no mercado pois possui um valor histórico e de conservação. Para os amantes de carro, isso conta e muito!

Se você conseguiu a sua placa preta, cuide bem do seu veículo! Não há inspeções obrigatórias após esse procedimento e a placa não possui data de validade. Portanto, cabe ao motorista conservar o estado do carro e continuar preservando uma relíquia.

Carro com placa preta pode ter seguro?

Geralmente, é muito difícil conseguir um seguro para placa preta. Um dos problemas encontrados por elas é o alto preço da manutenção e das peças dos veículos, já que possuem mais de 30 anos.

Ainda assim, algumas seguradoras oferecem esse tipo de serviço. Aqui na Bidu, você pode cotar o seguro para carros antigos.