Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe os significados das placas de trânsito?

Conheça o significados das placas de trânsito

Você sabe os significados das placas de trânsito?

Quem está se preparando para os exames de habilitação de motorista tem de conhecer uma série de sinalizações de trânsitos.

Nem sempre é fácil gravar o significado de cada uma, por isso dedicar-se um tempo para esse estudo é fundamental.

É fato que conquistar a tão sonhada carteira de habilitação é um processo trabalhoso, com muitas etapas, e que exige, além de prática, estudo, e outros ingredientes como paciência e atenção, também a memorização do que os sinais representam.

Veja bem, não estamos falando em decorar. Até porque, se decorar logo você esquece, e esse é um aprendizado que se leva para a vida inteira. Pois bem, então estamos falando de aprender.

É preciso conhecer de que maneira os sinais de trânsito se dividem, como eles se classificam, quais são as categorias existentes.

E a partir delas, compreendendo o objetivo de cada comunicação, conhecer a particularidade de cada mensagem apresentada.

A etapa teórica costuma assustar tanto quanto as avaliações práticas, e não há muito que fazer mesmo sobre isso: o segredo é estudar.

Para o caso de motoristas mais experientes, às vezes também podem surgir dúvidas diversas.

O pouco contato com alguns tipos de placas pode acabar por causar esquecimento e gerar também algum perigo na estrada.

Significados das placas de trânsito: você conhece?

Compreender as mensagens que estão por trás de cada sinal, cada símbolo, cada placa de trânsito é fundamental para organização do trânsito e para orientação de motoristas e pedestres.

Esses sinais, quando entendidos, ajudam a colocar em ordem o trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro esse conjunto de sinalização é colocado em via pública a fim de garantir a fluidez dos veículos e possibilitar mais segurança ás pessoas que circulam pelas vias.

Acompanhe esse post e fique por dentro do significado das principais placas utilizadas por aqui.

Placas de regulamentação

Objetivam alertar os condutores sobre proibições, obrigações ou restrições nas vias. O conteúdo das mensagens é imperativo, ou seja, o desrespeito à norma constitui infração.

Imagem das placas de regulamentação

Placas de regulamentação

Placas de Advertência

Objetivam alertar as pessoas para condições que podem oferecer perigo, com a indicação de sua natureza. Ou seja, o caráter é de recomendação.

imagem das placas de advertências

Placas de advertências

 

Placas de indicação

Essas placas apresentam a finalidade de identificar vias, destinos, e oferecer informações em relação a distâncias ou serviços auxiliares. São de caráter informativo ou educativo.

 

Imagem das placas de indicação

Placas de indicação

Placas de trânsito é um assunto difícil de se lembrar, não é mesmo? Não esqueça de ver o significado das siglas de trânsito para ficar por dentro do assunto.