Você sabe o que é um Pneu Ecológico?

imagem de pneu ecológico

Você sabe o que é um Pneu Ecológico?

Está na hora de trocar os pneus do carro? Já pensou na possibilidade de contar com os pneus ecológicos? Do que é feito o pneu ecológico? Será que vale a pena usar? E a durabilidade?

São muitas as perguntas que surgem quando o assunto é pneu ecológico.

Aliás, muitas pessoas mal conhecem o produto e quando ouvem falar a respeito costumam ter inúmeras dúvidas.

Em um mundo que cada vez mais discute as questões ambientais, falar em pneu ecológico é uma necessidade. Cada vez mais surgem preocupações relacionadas à poluição do planeta e emissão de gases poluentes.

Com base nesse cenário, inúmeros segmentos da indústria têm feito mudanças ao lançarem seus produtos. E no setor automobilístico não foi diferente: foram criados os pneus ecológicos.

O que são Pneus Ecológicos?

Também conhecidos como pneus verdes, os pneus ecológicos contribuem para que os veículos reduzam o consumo de combustível. Desta forma, há também uma diminuição da poluição, caracterizando uma ação de respeito ao meio ambiente.

Você pode estar se perguntando: como o pneu ecológico reduz o uso de combustível?

Isso ocorre pois são pneus que apresentam menor resistência ao rolamento. Essa é uma característica que não compromete a aderência em piso seco. Segundo os especialistas, a frenagem e a dirigibilidade em pisos assim – e também em pisos molhados – são melhores com os pneus ecológicos.

Do que é feito Pneu Ecológico?

Um dos principais componentes presentes na fabricação do pneu ecológico é o petróleo.

Na verdade, são pneus produzidos com materiais derivados do petróleo e adição, principalmente, de sílica, material derivado da areia.

Já a borracha do pneu tradicional é um material viscoelástico. Por isso, a aderência desse tipo de pneu varia de acordo com o calor – a temperatura média de equilíbrio é de cerca de 80° centígrados, podendo chegar aos 100°.

Daí a importância e atuação dos componentes do pneu ecológico. Eles têm o propósito de combater o calor produzido na banda de rodagem, gerando menor desgaste do pneu e exigindo menos do motor. Resultado? Maior economia de pneu e, claro, de combustível. 

Preço dos Pneus Ecológicos: compensa?

Quanto ao quesito preço, o mercado apresenta grande variedade. Em muitos casos, esse tipo de pneu pode ser um pouco mais caro em relação ao pneu tradicional.

É válido saber que existe boa distribuição desse tipo de pneu em nosso país. O discurso costuma ser um só: a diferença de preço é sempre compensada pela economia dos próprios pneus e, obviamente, do combustível.

Prós e contras do Pneu Ecológico

Os pneus ecológicos surgiram em virtude da necessidade de diminuir a poluição e de economizar combustível.

Para atingir esses objetivos, os pneus verdes foram desenhados para terem menor resistência ao rolarem. É assim que conseguem reduzir o consumo de combustível que pode chegar a até 20%.

Apesar da boa notícia, muitas pessoas acreditam que, por causa da melhora referente ao consumo de combustível, a menor resistência dos pneus tem impacto direto em outros pontos. Entre eles está, por exemplo, a aderência ao piso seco e a ampliação do espaço de frenagem.

Os fabricantes negam que haja qualquer diferença de espaço de frenagem entre os pneus verdes e os convencionais.

Segundo muitos deles, a sílica, presente nos pneus ecológicos, substitui outros componentes dos pneus convencionais. Com isso, economiza combustível graças à menor resistência, pois gera menos calor nos pneus.

Além de serem feitos com materiais ecologicamente corretos, os pneus ecológicos ou verdes permitem menor desgaste. O tempo para trocas aumenta e também produzem menos ruídos.

Compra pela internet

Comprar pneus requer uma avaliação minuciosa. E isso não se refere apenas ao preço que se pretende pagar, levando a uma boa economia.

Há variações de tamanho e modelos de pneus, convencionais ou ecológicos, que devem atender à necessidade do veículo em questão.

Usar a internet para essa compra é sim uma boa solução. É possível encontrar promoções que não são feitas em lojas físicas. Porém, é imprescindível encontrar lojas e produtos confiáveis.

Vida útil dos Pneus Ecológicos

Como todo pneu, os ecológicos precisam de certos cuidados rotineiros como, por exemplo, a calibragem semanal.

Como se sabe, rodar com os pneus com a calibragem baixa, diferente daquela indicada pela montadora do veículo, pode levar ao aumento do consumo de combustível.

Importante: a calibragem dos pneus deve ser sempre feita quando os pneus estão frios. Quando estão quentes, em decorrência da alta rodagem, é provável que a calibragem aumente automaticamente em virtude das condições.

Como conhecer um Pneu Ecológico?

Hoje em dia, as marcas oferecem várias opções para os consumidores, incluindo as mais conhecidas como Michelin, Pirelli e Goodyear.

Para saber identificar um pneu ecológico é fácil. Há quatro símbolos nos flancos, que estão ali pois simbolizam os principais benefícios e características de sustentabilidade:

  • Redução do consumo de combustível
  • Menor emissão de CO2
  • Alta quilometragem
  • Redução de ruído

Na próxima troca de pneu, avalie não apenas o preço desse produto. Coloque na balança o tempo de duração e a economia de combustível.

Há profissionais que podem contribuir para essa análise. Assim como é possível cada consumidor contribuir para o meio ambiente, reduzindo os índices de poluição.

Lembre-se também de contar com um seguro para o seu carro. Afinal, trata-se de um bem valioso e que merece todos os cuidados possíveis. Da escolha do pneu até a contratação de coberturas que trarão mais tranquilidade caso ocorram imprevistos.

 

Cotação online de Seguro Auto

 



Última atualização em 03/01/2020