Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

5 fatores que elevam o preço dos carros no Brasil  

Imagem de um carro amarelo em miniatura com a descrição "o que aumenta o preço dos carros?"

5 fatores que elevam o preço dos carros no Brasil  

Impostos, volume de produção, tecnologias importadas e outros. Quem vive no Brasil imagina que deve haver muitos fatores que encarecem os preço dos carros, afinal, o custo para adquirir um veículo pode chegar a quatro vezes em comparação aos Estados Unidos, por exemplo.

E nem tudo é culpa dos impostos. Ou não somente os impostos. Há outras variáveis que influenciam no preço. Veja cinco causas para essa situação.

Fatores que aumentam o preço dos carros

Carga tributária

Sim, os impostos são altos. Na realidade, eles representam quase o dobro do preço que chega ao cliente. Para ter uma ideia, nos Estados Unidos a média é de 8%. Já em nosso país, ultrapassa os 40%.

Custo tecnológico

É, as tecnologias para carro é um desses fatores. Outro ponto a ser considerado é que boa parte dos componentes eletrônicos não são fabricados no Brasil. Como consequência, temos de importá-los.

Com isso, adivinha o que acontece? Impostos em cima de outros impostos. Isso explica por que os carros menos digitalizados possuem valores mais acessíveis.

Volume de produção

Não é preciso entender muito de economia para concluir que quanto maior o volume de uma produção, menos caro fica cada item de produção. Se algo é produzido em larga escala com o objetivo de atender muita gente, ganha-se na quantidade fabricada.

O problema é que no Brasil não é todo mundo que consegue ter um carro. De acordo com dados do Denatran, trata-se de 1 carro para cada 4 habitantes.

Isso é pouco. Se estamos falando que nos Estados Unidos um mesmo carro custa quatro vezes menos, é preciso levar em conta, também, que em terras estadunidenses essa relação é de 1,2 carro por habitante.

Lei da oferta e da procura

Agora pense o seguinte: se apenas 25% da população brasileira tem carro, há outros 75% de pessoas que gostariam de ter um carro. Um mercado enorme e que cresce a cada ano.

Então, aqueles que querem comprar seu primeiro carro, encontrarão dificuldades: Há gente demais procurando os mesmos modelos, pelos mesmos preços.

Isso faz com que um carro popular no Brasil, um carro de entrada, para quem está comprando seu primeiro automóvel, tenha quase o mesmo preço de um carro mais sofisticado. A procura é grande, e o preço sobe.

Juros

Por aqui, os juros também são mais altos do que no restante do globo terrestre. Novamente, a título de comparação, considere que no Brasil a taxa de juros segue em torno de 13%-14%, enquanto nos Estados Unidos esteve em 0,25% no final do ano.

Essas são algumas indicações do porquê desses preços exorbitantes que vemos por aí. Ainda mais, com tanta diferença em relação a outros países. O Brasil segue no topo da lista dos carros mais caros do mundo.

Você compreende agora que nem tudo se deve aos impostos, de forma que nem tudo é culpa do governo. Ou até mesmo, como alguns pensam, à ganância dos empresários da indústria automobilística.

Na verdade, não existe uma única resposta. São vários os fatores que impactam no preço dos carros e, consequentemente, no bolso do consumidor.

Mudando um pouco de assunto, veja o carro voador que vai ser comercializados em breve.

Veja também:

+ Conheça como funciona a perda total do seguro auto

+ Land Rover relança clássicos