Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe o que influencia os preços de carros?

preços de carros

Você sabe o que influencia os preços de carros?

Carro automático, com ABS, Air bag, painel de mídia, design moderno. Cada vez mais novos recursos e novas tecnologias são agregados aos carros. Mas será que são essas questões que influenciam quando falamos sobre os preços de carros? Na verdade, não necessariamente. Além de impostos, a quantidade de veículos produzidos por modelo e as peças que são fabricadas fora do país estão entre os motivos que mais encarecem o valor dos automotivos.

Se você já comprou seu carro, veja como economizar com ele. Se ainda não, confira os fatores que deixam os preços de carros mais altos no Brasil

Carga tributária

Ela é um grande influenciadora dos preços de carros. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o preço final que o brasileiro paga é o dobro do inicial devido à alta carga tributária do país. Ou seja, a cobrança de altos impostos em todo o processo de fabricação eleva o preço final do carro. Par se ter uma ideia o mesmo modelo de um carro sedan vendido no Brasil pode ser adquirido por 14 mil reais a menos na Argentina.

Descontos

É sempre bom fugir um pouco dos altos impostos que sempre elevam os preços de carros. Por isso, vale a pena ir atrás de alguns direitos que poucas pessoas sabem que existem. Um dele é o desconto de até 20% do valor total para quem tem Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Além disso, pessoas com determinadas doenças crônicas como diabetes e seus familiares têm direito de adquirir carros com até 30% de desconto.

Juros

Outro fator que influencia os preço de carros brasileiros são os juros altos. Como o preço total do veículo é alto, poucas pessoas conseguem negociar o valora vista, o que seria a melhor opção. Contudo, vale a pena brigar por juros mais baixos ou zero. Você pode fazer isso cotando diversas financiadoras. Ou ainda se inserir em um consórcio automobilístico.

Demanda do mercado

Outro motivo que encarece é a demanda. Quanto mais um modelo é fabricado menor o custo dele. Contudo, também vale a lei da oferta e da demanda. Se a procura por um modelo é extremamente alta, o valor da alta procura é agregado e o carro encarece. Neste caso, vale a busca por modelos similares.

Veja quais são os carros com o melhor custo benefício e também os carros mais problemáticos.

Tecnologia

Há, ainda, um importante fator que influencia os preços de carros. O alto custo da tecnologia. O Brasil de um modo geral produz pouca tecnologia. Especificamente no caso das concessionárias automobilísticas, elas têm no país várias montadoras, ou seja, indústrias que montam os carros. Mas as peças, em sua maioria, não são produzidas aqui. Elas são importadas de outros países, o que encarece o valor, principalmente, daquelas que não são feitas em grandes quantidades.

Negociação comercial para diminuir os preços de carros

Uma dica importante pra você que está considerando comprar um carro. Mesmo havendo poucas opções de manobra para o consumidor encontrar veículos mais baratos, vale a pena a negociação em dois sentidos:  tentando baratear o produto final negociando menos juros e melhor opção de pagamento.

Além disso, lembre-se de associar o produto aos benefícios de longo prazo como garantia, revisões tabeladas e brindes em acessórios.

Confira quais são os carros mais procurados por lojistas.

Já fez o seguro do seu carro? Faça uma cotação online.