Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é prêmio do seguro?

Você sabe o que é prêmio do seguro?

Você sabe o que é prêmio do seguro?

Quando você contrata um seguro para o seu carro ou sua casa, você é bombardeado por uma série de palavras novas como franquia, cobertura, sinistro e prêmio. Você sabe o que significa essa última?

A definição da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e regula o mercado de seguro, para prêmio é:

O valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

O prêmio nada mais é do que o valor que você paga pelo seu seguro. Então, quando você faz um seguro para seu carro que custa, por exemplo, R$ 2000 por ano, isso quer dizer que o prêmio do seu seguro é de R$ 2000.

Não confunda o prêmio com a indenização. O uso corriqueiro da palavra é de algo que ganhamos em alguma competição ou sorteio, então muita gente acha que o prêmio do seguro é o valor que você ganha no caso de um sinistro. Esta é a indenização!

No vídeo abaixo mostramos as principais dúvidas sobre o seguro, inclusive o que é o prêmio. Veja outros vídeos clicando em “>>” no canto inferior, ao lado do play.

 

Por que se chama prêmio do seguro?

A expressão é um aportuguesamento da expressão premium, do inglês. Embora seguro seja uma atividade antiga que existe desde as sociedades chinesas e babilônias no tempo antes de Cristo, o negócio como conhecemos hoje tem origem na Inglaterra no século XVII.

Na página da Wikipédia que trata sobre a história do seguro, há o registro de um contrato do século XVIII em que a palavra premium já era utilizada (em inglês). No entanto, a origem desse uso não é registrado em nenhum lugar.

 

Como é calculado o prêmio do seguro?

Geralmente, o preço do seguro é calculado levando em consideração características do bem e do perfil do cliente que está contratando.

Por exemplo, no seguro auto é considerado, tanto fatores do próprio veículo, como custo de reposição das peças e o índice de quebras, quanto do segurado, como experiência na direção, região de circulação e muito mais. Saiba um pouco mais sobre como é calculado o seguro auto.

No entanto, existem outras modalidades em que o prêmio do seguro é fixo, como por exemplo nos seguros contra roubo e furto. Como essas coberturas não são influenciadas pelo perfil do segurado, elas também não entram na conta. Conheça mais sobre seguro não compreensivo.