Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

6 atitudes que provocam acidentes de carro

Fique atento a dicas para prevenir acidentes

6 atitudes que provocam acidentes de carro

Ter um seguro auto é uma ótima opção para ficarmos mais tranquilos quando houver acidentes de carro… Mas o melhor ainda é se prevenir! Muitos dos acidentes que acontecem são causados por fatores humanos. Ou seja: são as práticas ruins que muitos de nós possuímos, que acabam gerando situações desconfortáveis.

Mas mesmo que você tenha um carro com o seguro mais barato do mercado, você ainda pode ficar num prejuízo com um acidente, considerando a franquia, coberturas de terceiros, a dor de cabeça… Por isso, listamos abaixo alguns dos vícios e más condutas que são mais frequentes no dia a dia de grande parte dos motoristas. Deixando de praticá-los, você irá prevenir acidentes de uma forma muito mais eficiente. Veja só!

Manter o pé na embreagem ou segurar o automóvel com ela

Manter o pé na embreagem pode aumentar o risco de acidentes

Ao controlar um veículo na subida somente com a embreagem, corremos o risco de prejudicar o funcionamento correto dos componentes do motor. Além disso, manter o pé na embreagem faz com que a peça sofra um desgaste prematuro, aumentando riscos de mau funcionamento e, portanto, a ocorrência maior de acidentes.


 Dirigir com a mão pra fora do veículo ou com o banco deitado

As mãos pra fora do carro diminui a dirigibilidade

Aqui vale seguir as velhas regras da auto escola e NUNCA perder a postura no volante para prevenir acidentes de carro. Bancos baixos demais ou mãos fora do volante fazem com que o motorista adquira menor tempo de resposta contra o que ocorre no trânsito.


 Lavar o motor

Lavar o motor pode danificá-lo

 

O motor do carro possui diversos componentes elétricos que, ao contato com jato de água, podem ser desconectados ou entrarem em pane por curto-circuito. Veículos modernos possuem diversos componentes como sistema de injeção eletrônica ou dispositivos sensores que podem acumular água, causando mau contato, falhas e até a oxidação dos conectores.


 Falar no celular ou receber mensagens
Celular no carro causa acidente

Tanto faz se você estiver falando ou aguardando um whatsapp – se você estiver prestando atenção no celular, não prestará atenção na direção. Celular e direção não combinam, pois o primeiro rouba toda a atenção do condutor. Não é a toa que o uso de celular aumenta em até 400% o risco de acidentes de carro. Em caso de urgência, atenda no viva-voz!


 Dirigir com excesso ou falta de iluminação

Farol alto pode ser um fator que aumenta o risco de acidentes no trânsito

Manter o farol alto ligado é um risco contra os demais motoristas e a si mesmo. Tanto a falta de iluminação como o excesso dela causa cegueira momentânea, o que pode causar acidentes graves na estrada. Devemos sempre prevenir acidentes, tomando cuidado com o excesso de luminosidade.


 Ficar colado no carro da frente

Manter uma distância segura ajuda a manter um trânsito seguro

É sempre importante manter uma distância de dois segundos do veículo da frente (quando a traseira do veículo da frente passar por um ponto fixo, contar dois segundos). Fazendo isso, você tem tempo para fugir de qualquer imprevisto que venha a ocorrer.


 

Seguindo essas dicas, você estará menos propício a sofrer acidentes de carro. Lembre-se: dirija com atenção e respeite sempre o próximo, tanto os demais condutores, como os motociclistas, ciclistas e pedestres!

+ Principais motivos das brigas de trânsito