Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como proteger seu carro da maresia

imagem do mar com a legenda "protegendo da maresia", com dias para proteger o carro da maresia

Como proteger seu carro da maresia

No caso de você costumar ir sempre para a sua casa de veraneio, para praia ou tem uma mora nas regiões costeiras, já deve ter percebido que o veículo se desgasta um pouco mais rápido. Isso deve-se à ação da névoa úmida e salgada que prevalece no ar dessas regiões. A “maresia”, como é chamada, não só danifica ferragens domésticas como janelas, batentes e portas, como também carros e motos.

+ Dicas para economizar o combustível 

A boa notícia é que de uns anos pra cá, as montadoras já fabricam carros com a película de proteção. É a camada que antecede a pintura, responsável por impermeabilizar a lataria. No entanto, com o tempo de uso do veículo, arranhados, descascados e desgaste pelo sol, a proteção vai se extinguindo deixando o veículo exposto à maresia. O resultado é o aparecimento de ferrugens difíceis de remover, ou seja, a oxidação.

Para evitar essa dor de cabeça, selecionamos algumas iniciativas que você pode tomar para aumentar a durabilidade do seu veículo, evitando os danos da maresia.

Dicas para proteger o seu carro da maresia

  • Depois de deixar o litoral (em caso de viagens), verifique se os motores e a bateria estão livres de sal, areia e água. Faça uma limpeza para retirar esses resíduos e seque bem. Se morar na praia, faça uma revisão e limpeza mensais para evitar processos corrosivos internos.
  • Depois da viagem para a praia, encaminhe o veículo para uma limpeza completa. Verifique se os produtos utilizados na lavagem são neutros e de boa procedência para não danificar a pintura, componentes elétricos e partes emborrachadas.
  • A caixa de direção e amortecedores precisam ser limpos e revisados após um período maior que 15 dias no litoral. Resíduos de areia podem até romper as coifas dos amortecedores e o prejuízo é alto para o dono do veículo, além da segurança prejudicada.
  • Uma forma rápida e eficiente de proteger a parte de baixo do veículo é borrifar a superfície com óleo de mamona. O óleo segura a poeira e o sal da maresia e pode ser facilmente limpo com água e sabão neutro. Esta é uma solução pontual e não exclui a necessidade de uma lavagem completa após o período do carro no litoral.
  • Durante a noite, mantenha seu carro em um local coberto e protegido. Este é o período mais atuante da maresia.
  • Fique de olho nos parafusos e pequenas peças metálicas. Ao menos sinal de oxidação, limpe com água morna, sabão neutro e escovinha firme.
  • Durante o período de estadia na praia, limpe os vidros com frequência e seque à sombra.
  • Não use solventes nem jatos de água muito fortes. Pincel macio e sabão neutro fazem um ótimo trabalho de limpeza sem danificar os componentes do motor.

Antes de pegar a estrada para curtir uma praia, você deu a devia atenção para os pneus? Não? Então saiba como conseguir a calibragem ideal para garantir a segurança durante a viagem.

E, se você gosta de praia, conheça as praias mais bonitas do Brasil!