Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os melhores motores de carro

Imagem de um motor para ilustrar post sobre melhores motores de carro

Quais são os melhores motores de carro

Você tem interesse em automóveis? Está procurando um modelo para chamar de seu? Ou simplesmente está com vontade de entender melhor como eles funcionam? Então você deve querer saber quais são os melhores motores de carro.

Você já ouviu sobre as configurações dos motores: 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0? Esses títulos são informações que diferenciam as cilindradas dos carros, basicamente significa o tamanho da potência no motor. Veja a seguir um pouco mais sobre os melhores motores de carro.

Conheça os melhores motores de carro

Motor 1.0

Esse tipo de motor é aprovado para quem prefere ter um automóvel que economize combustível e não tenha tanto desempenho. O motor 1.0 tem o que se chama de baixa cilindrada. Os primeiros carros 1.0 disponíveis no mercado chegavam às lojas com potência de 48 cavalos. Mas hoje em dia há motores 1.0 projetados para estar em cavalos com desempenho de 70 cavalos e até mais.

Apesar das melhorias de fábricas, os motores 1.0 ainda são os menos potentes em situações que exigem mais força, como quando é necessário subir uma rua íngreme.

Motor 1.4

O motor 1.4 apresenta um dos melhores custo benefício hoje no mercado. Ele é caracterizado por unir de maneira mais equilibrada a economia de combustível que o motor 1.0 proporciona e a maior potência presente nos motores 1.6.

Esse motor pode ser considerado um intermediário. Ele tem se tornado a escolha de vários motoristas pelo mundo. Aqui no Brasil já temos modelos com essa configuração sendo adquiridos, mas ainda não são muito populares. Se você em desejo de conhecer melhor essa configuração, a marca chinesa JAC Motors por exemplo, tem carros com essa configuração que podem ser exportados para o Brasil.

Motor 1.6

O motor 1.6 é bem conhecido do público brasileiro. Podemos dizer que é uma das configurações mais tradicionais do mercado. O motor 1.6  é caracterizado pela sua boa potência, assim como por ser mais econômico que carros 1.8 e o 2.0.

O motor 1.6 é a melhor opção para quem deseja ter um carro com bom desempenho, como o arranque (fazer as subidas de ladeiras sem preocupação). Mas que não abre mão de ter mais economia de combustível e peças.

Motor 1.8

O motor 1.8 é sinônimo de desempenho, mas que no passado deixava a desejar em relação à economia de combustível. Atualmente, porém os motores, 1.8 deixaram essa configuração de motor mais eficiente também. Para quem gosta de pegar estradas por exemplos, ele é uma ótima opção.

Motor 2.0

O motor 2.0 tem desempenho e força. Para entender a diferença, o carro 2.0 proporciona ao motor o dobro de cilindradas que um carro 1.0,- que tem 1000 cilindradas. Chamamos de cilindrada porque estamos falando dos cilindros do motor. Eles são responsáveis por darem movimento aos pistões que dão a força motriz no veículo.

Logo, quanto maior as cilindradas, maior será essa potência – o teste é aquela clássica subida na ladeira, quando um carro 1.0 com menor potência necessita pedir para o motor dar uma força extra para realizar a tarefa, enquanto um carro 2.0 não sofre nada.

Se o motorista está à procura de potência e força, o motor 2.0 vai ser a escolha ideal. No Brasil esse é o motor com a maior cilindrada nos veículos fabricados internamente. Mas é importante saber, que nos carros 2.0 a economia de combustível é menor.

Depois de saber tudo isso, está pensando em trocar de carro? Saiba mais sobre o tema em nosso post e aproveite para fazer o seu seguro auto.

Com todas essas informações, você pode ficar em dúvida se vale a pena comprar carro zero.