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Você já ouviu falar em Reforma de Rodas?

Você já ouviu falar em Reforma de Rodas?

Antes mesmo de responder a pergunta sobre reforma de rodas, você sabe para que serve a roda do seu carro? Se disse que é para fazê-lo andar, acertou parcialmente a resposta. 

Muito mais do que apenas fazer o carro andar ou embelezá-lo, a roda é responsável por transmitir ao solo – junto com o pneu – toda a força gerada pelo motor e pelos freios. Além disso, ela suporta todo o peso do veículo nas acelerações, desacelerações e nas curvas. E não é só. As rodas também ajudam na refrigeração do sistema de freio, direcionando ar fresco para seus componentes.

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Rodas recebem impacto o dia inteiro

Mais uma pergunta: você já conferiu alguma vez o estado das rodas do seu carro? Infelizmente, com a qualidade do asfalto das ruas brasileiras, as rodas passam o dia levando verdadeiras surras dos buracos. Elas que recebem o impacto e, por serem rígidas, podem se deformar facilmente, comprometendo consideravelmente a sua segurança.

Há também a parte estética. Quem nunca ralou a roda na sarjeta durante uma manobra? Este tipo de dano não afeta a segurança, mas compromete o visual do veículo. Para os amantes de automóveis, dói mais do que na própria pele. Também é possível apenas fazer uma pintura, mudando a cor da roda. A boa notícia é que existem diversas lojas especializadas em reforma de rodas.

Quando fazer uma Reforma de Rodas

Vibrar não é legal

O primeiro sinal de que algo está errado com as rodas do seu carro é a vibração do volante em velocidades mais altas. O ideal é levar em uma oficina que faça alinhamento e balanceamento para verificar. Uma vez constatado um dano na roda, deve-se procurar uma empresa especializada em reforma de rodas para uma avaliação.

As rodas podem ser de aço ou de liga leve de alumínio e silício. No caso das de aço, não vale a pena o conserto, uma vez que são baratas. O mais correto é substituir. Já as de alumínio são mais caras e têm material maleável, o que torna viável o reparo. No entanto, nem sempre é possível fazer a reforma.

Se trincar é lixo

É o caso das rachaduras ou trincas. Por menores que sejam, não vale o risco. O ideal nestas horas é substituir. Em 2015, o cantor sertanejo Cristiano Araújo faleceu em um acidente causado pela quebra de uma das rodas de seu Range Rover Sport. A roda de aro 22, que não era original, tinha dez pontos de solda e quebrou, causando o desprendimento do pneu e a perda de controle do veículo, que estava em alta velocidade.

Os pequenos amassados ou empenamentos – causados por impactos em buracos – são mais tranquilos de se consertar. Para desamassar, basta aquecer o local com um maçarico para amolecer a liga de alumínio e depois desentortar, exercendo pressão sobre o local. Já as rodas empenadas vão para um torno, que corrige as imperfeições.

Adeus, arranhão!

No caso dos ralados na face da roda, também é preciso uma avaliação. Não é recomendado reparar arranhões com mais de três milímetros de profundidade. Nos danos menores, é feita uma pequena solda, que depois é lixada até ficar uniforme. Após os três tipos de conserto, as rodas passam por um banho químico que retira toda a tinta, oxidação e sujeira impregnadas, deixando-as prontas para a pintura.

Eletrostática é melhor

A pintura mais recomendada na reforma de rodas é a eletrostática, a mesma utilizada pelos fabricantes. Nela, a roda recebe uma carga elétrica oposta à da tinta em pó, que acaba se fixando de forma mais uniforme e com grande velocidade. A roda é então levada a um forno na temperatura de 250 graus. Lá, a tinta se liquefaz e posteriormente endurece, formando uma película resistente e com ótimo acabamento. Rodas pintadas pelo método comum têm pintura menos resistente e descascam com mais facilidade.

A moda é roda escura

Até pouco tempo atrás, as rodas de alumínio eram quase todas prateadas. Nos últimos anos, contudo, o grafite e o preto vieram com tudo e estão na moda. Há desde carros populares até superesportivos usando tons escuros. A mudança de cor é um investimento que vale a pena e valoriza o carro.

Outro tipo de reforma de rodas muito comum é a diamantação. Depois de pintada, a roda é colocada em um torno e uma ferramenta chamada diamante (daí o nome) faz a usinagem da sua face, dando um aspecto brilhante e uniforme. Normalmente é usada uma cor escura no fundo da roda para que a diamantação faça o contraste.

Reforma de rodas é amiga do bolso

Uma simples pintura demora, em média, três dias para ser executada e custa entre R$ 150 e R$ 250 por roda. Em rodas maiores de carros importados, o valor pode chegar a R$ 500 por roda. Para os outros reparos, o tempo de serviço chega a cinco dias. O preço sobe um pouco e atinge até R$ 400 por roda.

Muitas oficinas emprestam rodas e pneus durante o reparo, o que permite que você continue a utilizar o carro. Um novo balanceamento de roda deve ser executado após a reforma. Vale também conferir o alinhamento de direção, mesmo ele não sendo afetado durante o reparo de rodas. Assim, seu carro já sai com a geometria totalmente correta.

Um jogo de rodas original de um carro médio custa por volta de R$ 5.000 na concessionária. Nos importados, a conta pode chegar facilmente nos R$ 20.000. Ou seja, por uma fração deste valor, a reforma de rodas ajuda a valorizar o carro e ainda devolve a segurança para você e sua família.

Rodas em dia e Seguro também

Se o investimento em reforma de rodas está no seu planejamento, certamente o seguro auto também está. Hoje em dia existem diversas opções e formas de contratar um seguro de carro. Faça uma simulação de seguro auto online e encontre o melhor para você.




Última atualização em 18/12/2019