Regulador de Voltagem do alternador: o que é e como funciona?

imagem de motor do carro para ilustrar texto sobre o que é bieleta e regulador de voltagem

Regulador de Voltagem do alternador: o que é e como funciona?

Entender todos os componentes de um carro não é fácil. Nem mesmo para quem gosta do mundo automotivo. Mas nada que uma boa explicação não resolva. Por isso, vamos dar aqui uma forcinha explicando aqui o que é o regulador de voltagem.

O regulador de voltagem do alternador ou regulador de tensão é um item que integra o sistema elétrico de um veículo. Ele é o responsável por controlar a entrada de energia na bateria, com o objetivo de repor, na medida exata, tudo o que foi gasto.

Sem o regulador de voltagem, o ajuste da tensão não aconteceria, e isso acarretaria problemas no funcionamento do carro. Como por exemplo: o motor que pode “ratear” na hora da aceleração e apresentar perda de potência. 

Um outro sinal de problema no regulador de voltagem é quando a bateria do carro fica “arriando” com frequência. Isso sem falar nas falhas que podem ocorrer nos demais itens elétricos do veículo. 

Muita gente acaba confundindo esses sinais, trocando ou retificando somente o alternador ou a bateria, esquecendo de verificar o sistema de alimentação de energia por completo. É por isso que um diagnóstico preciso, feito por um profissional, é o que pode responder onde está a origem do problema. 

Para quem não quer ficar sem carro, a melhor ação é fazer a manutenção preventiva

Mas também é possível ficar de olho a alguns sinais de que algo não vai bem na parte elétrica. Então como saber quando o problema está no regulador de voltagem? 

Vamos saber mais agora!

Cotação Online de Seguro Auto

O que é Regulador de Voltagem e para que serve?

O seu carro possui um sistema de alimentação de eletricidade. Ele é composto por diversos itens, entre eles o alternador e a bateria. Dentro deste sistema, o alternador faz o papel de gerar a energia elétrica para carregar a bateria do veículo. 

E no “meio” de tudo isso existe o regulador de voltagem, ou regulador de tensão. Como o próprio nome já diz ele “regula” a voltagem que é gerada. O bom funcionamento do regulador de voltagem é fundamental. Sem ele, não seria possível ajustar adequadamente a tensão de saída de energia do alternador para a bateria. E como resultado, não seria possível repor devidamente a carga que foi consumida. 

Para que você possa entender melhor a importância do perfeito funcionamento do sistema elétrico do seu carro, quando há problema no carregamento da bateria, o veículo simplesmente pode não ligar!

Além disso, outros componentes elétricos como oscilação nas luzes do veículo (painel, luz de teto e farol) e chiado no rádio, podem dar sinais de que algo não vai bem. O pior é quando o veículo começa a “ratear” no arranque, indicando perda de potência. 

Como saber quando o Regulador de Voltagem está ruim?

Já vimos que o regulador de voltagem tem a função de alimentar o sistema elétrico em uma faixa de tensão segura e adequada ao que foi consumido. O seu mau funcionamento pode confundir muitas pessoas. Isso porque um dos primeiros sinais mais perceptíveis de que ele pode estar apresentando problemas é quando a bateria começa a “arriar” com frequência. 

Mas antes de chegar até esta consequência, o motorista pode ficar atento a alguns sinais. Neste caso, a luz indicadora do painel é uma boa referência. Quando esta permanece acesa, ou quando nunca acende, pode estar havendo falhas no sistema elétrico. Aí então é necessário checar onde está o problema. 

O melhor a se fazer é procurar a ajuda de um profissional. Ele poderá fazer testes utilizando diversos equipamentos, entre eles o multímetro, para medir a voltagem que está circulando entre alternador e bateria. 

Principais sinais de problemas no Regulador de Voltagem 

Para que o sistema elétrico funcione na mais perfeita ordem, é necessário que todo o sistema receba energia na medida exata: nem a mais e nem a menos.

 Quando o motorista executa qualquer operação que “gaste” energia, o regulador precisa atuar “regulando” a voltagem necessária para repor a quantidade consumida. Isso permite a alimentação adequada de todo o sistema. 

Quando há gasto de energia em excesso ou sobrecarga, é possível verificar o “arriamento” da bateria, no primeiro caso, ou danos como lâmpadas queimadas e módulos eletrônicos, no segundo caso.

Sintomas de Regulador de Voltagem com problema:

  • Luz indicadora da bateria do painel nunca acende: este pode ser indicativo de bateria descarregada;
  • Luz indicadora da bateria do painel acesa sempre: isto pode indicar defeitos no regulador; 
  • Bateria com excesso de carga: neste caso, o regulador de voltagem é o grande responsável. Após testes de carga, se o problema for confirmado e, caso a bateria esteja em boas condições, o regulador de voltage deve ser trocado.

Ande por aí mais tranquilo: faça o seu seguro auto

Ficar atento aos sinais de que algo não vai bem no veículo é vital para o motorista que não quer ficar na mão. Outra medida indispensável para ficar tranquilo em qualquer situação é fazer um seguro auto online.

Pela internet dá para simular o seguro de carro de forma simples e fácil. Em poucos minutos você recebe a cotação do seu seguro nas melhores seguradoras do mercado. 

Peça agora a cotação do seu seguro de carro. 

Rodar por aí tranquilo custa menos do que você imagina e você ainda pode ter acesso a serviços de Assistências 24 Horas, que podem lhe ajudar em caso de qualquer problema mecânico e até serviço de guincho e reboque.




Última atualização em 26/09/2019