Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer renovação de seguro auto

Como fazer renovação de seguro auto?

Saiba quando é a melhor hora de renovar o seguro do carro com a Bidu

Chegou a hora da renovação de seu seguro auto e você não sabe como fazer isso? Veja as dicas da Bidu Corretora e não fique desprotegido!

seguro de carro – assim como os demais tipos de seguros – são contratados por um tempo determinado, no qual você fica protegido contra os problemas estabelecidos na apólice. Após esse período, no entanto, o contrato acaba e você tem a opção de escolher se vai continuar com a proteção de um seguro de carro ou não. Aconselhamos que continue por alguns motivos:

  • Se você optar por renovar seu seguro você pode aumentar também a sua classe de bônus, sistema de pontuação que premia o motorista segurado por boa conduta – como um ano de seguro sem ocorrência de sinistro. Quanto maior a classe de bônus (que fica registrada junto à apólice do segurado), menor será o valor do seguro em cada renovação! Ou seja, você ganha um desconto na contratação na renovação a cada aumento em sua classe de bônus.
  • Renovando seu seguro, você continua usufruindo o conforto dos benefícios e auxílio que o mesmo pode lhe oferecer, como reembolso em caso de danos ou furtos, serviços de manutenção e desconto, carro reserva, assistência 24 horas e muito mais.

Vencimento da apólice

Não esqueça de sempre ficar atento à data de vencimento da sua atual apólice, e não deixar para realizar a renovação em cima do prazo final. As vezes é necessária uma nova vistoria no veículo, processo que pode demorar e, se realizado no limite do vencimento da sua apólice, pode acabar deixando seu carro sem cobertura por um período até a renovação. Então, fique atento na hora de renovar o seguro.

Quando devo renovar?

Para realizar a renovação do seu seguro, basta entrar em contato com sua corretora de seguros, escolhendo se continuará com sua seguradora atual ou se haverá mudança.

Vale lembrar que existe um prazo definido para que seja feita a renovação do seguro auto – até 30 dias para efetivar a renovação. Também é bom se atentar em questões como mudanças nos dados cadastrais (caso houver). Além disso, estar ciente que seu perfil pode ou não ser recusado pela seguradora. Nesses casos, sua corretora sempre estará disponível para ajudar a encontrar a melhor seguradora para você!

Qual a diferença entre novo seguro, renovação e transferência?

Novo seguro é o primeiro seguro para determinado perfil ou uma renovação depois do prazo. Por exemplo, o primeiro seguro que você contratou para seu carro.

Renovação é quando você já tem um contrato de seguro que está no fim de sua vigência e deseja refazer o seguro para um novo período. Você pode ter mudado de carro ou alterado informações sobre o seu perfil (como por exemplo, ter casado ou mudado de caso), mas é considerado uma renovação caso você tenha uma apólice anterior.

Transferência significa passar um seguro de uma pessoa para outra. Isso só pode acontecer em situações muito específicas, e lembrando que algumas seguradoras poderão recusar essa possibilidade.

Quanto vou pagar na renovação do meu seguro?

Para definir o valor da renovação do seguro, é levado em consideração diversos fatores. Por exemplo, mudanças de residência e experiência do condutor são alguns dos pontos que podem aumentar ou diminuir o valor do seguro. A ocorrência de sinistro durante a vigência pode encarecer a renovação do seguro.

É aconselhável que o processo de renovação seja iniciado entre 10 e 15 dias antes da data de término. Dessa forma, há tempo de sobra para realizar sua cotação, comparar os preços e dar início a uma nova proposta.

Mesmo em caso de renovação, é possível que você tenha que realizar uma nova vistoria no veículo.

Você pode fazer a cotação do seguro de veículo online, comparando preços em até 8 seguradoras.