Tá na hora de Renovar o Seguro Auto?

renovar

Tá na hora de Renovar o Seguro Auto?

Um dos compromissos na agenda daqueles que zelam pelos seus veículos é a contratação ou renovação do seguro auto. Por isso vamos falar aqui sobre o que é preciso fazer para acertar na hora de renovar seguro auto.

Afinal, está cada vez mais difícil transitar por aí sem essa segurança, que pode ser essencial em várias situações.

Confira as nossas dicas!

Cotação online de Seguro Auto

Tudo o que você precisa saber para renovar Seguro Auto

É o momento de renovar o seguro do carro e algumas dúvidas podem surgir. Mas o que vale é buscar as respostas e colocar a mão na massa para manter o veículo protegido no prazo certo. Assim, você não fica sem cobertura um dia sequer.

A boa notícia é que a renovação do seguro auto pode ser uma tarefa muito simples. Principalmente se o segurado estiver atento a algumas questões como prazos, documentos necessários para a renovar seguro auto e possíveis alterações na cobertura da apólice.

Há ainda uma etapa importante a ser cumprida pelo segurado no momento de renovação do produto. É a realização de uma pesquisa entre as seguradoras. Nessa pesquisa, é possível ter noção do que está sendo apresentado no mercado e, assim, definir o que melhor atende às necessidades e perfil.

Corretor de seguro

É verdade que muitos optam pela ajuda de um corretor no momento de renovar o seguro.

Quando é possível contar com esse profissional para dar todo o suporte necessário, é sempre um facilitador. Afinal, o corretor trata de todos os detalhes. Basta o segurado fazer contato dias antes – o mercado sugere o prazo de duas semanas antes do vencimento da apólice – para passar as informações necessárias.

Passo a passo: informações essenciais para a renovação

Pesquisando

Ninguém deve renovar seguro auto sem fazer uma cotação para comparar o que está sendo oferecido no mercado.

Com ou sem a ajuda de um corretor, compare o mínimo de três propostas. Essa é  uma facilidade que hoje em dia pode ser feita pela internet mesmo, com seguradoras online.

Manter ou não a mesma seguradora?

Outra etapa importante na renovação do seguro é avaliar se vale a pena manter a mesma seguradora ou não.

É válido saber que quem é cliente de uma mesma seguradora por muito tempo costuma ter vantagens na renovação.

Porém, o que tem mesmo ampla influência no preço do seguro é o gasto que a seguradora teve durante o ano com o modelo de carro em questão.

Portanto, é sim importante fazer uma cotação. É possível encontrar preço melhor em uma seguradora concorrente caso, por exemplo, essa empresa tenha registrado menos sinistros para o modelo de carro que está sendo segurado.

Mas não se preocupe em perder o bônus com a mudança de seguradora. Ele é transferido automaticamente para a nova empresa.

Atualização dos dados

É importante que o segurado forneça, no ato da renovação, as informações sobre as possíveis mudanças que ocorreram desde o último contrato.

Aliás, é importante atualizar todas as informações, sem deixar de lado qualquer uma delas.

Por exemplo: ocorreu mudança de endereço? Atualize essa informação! Uma determinada pessoa deve entrar no seguro como um novo condutor? Lance esse novo dado na hora de renovar o seguro! O veículo segurado deixou de ter uma garagem e passou a ficar na rua – ou vice-versa? Informação importantíssima!

Todo e qualquer detalhe é vital para evitar problemas com a indenização caso ocorra algum tipo de sinistro.

Essa atualização das informações também contribui para a definição do valor do novo seguro auto. Por isso, é indicado estar bem atento a essa etapa de renovação, tendo tempo suficiente para lembrar de cada uma delas.

Portanto, segue aqui uma dica preciosa: nunca deixe para renovar seguro auto na última hora! Com tempo disponível, também é possível buscar outras opções!

Bônus: como funciona?

Quando se contrata um seguro auto, os segurados participam de um sistema de bonificação – e de descontos – que é calculado.

Esse bônus vai para o motorista quando não há ocorrência de sinistros durante a vigência do seguro e é aplicado no ato da renovação. Por isso, é sempre importante saber sobre a classe de bônus no momento de renovar o seguro.

Esse benefício pode ser perdido quando, por exemplo, o carro é batido ou sofre qualquer tipo de sinistro. Ou seja, quando o segurado aciona a seguradora para a realização do conserto do carro, para terceiros ou mesmo para a indenização de perda total do veículo por incêndio, roubo ou furto, colisão, etc.

Além de perder a bonificação, o segurado poderá ter mudança no valor do seguro.

Importante: A renovação do seguro auto pode ser feita no mínimo 30 dias corridos anteriores ao vencimento da apólice e no máximo 30 dias após o vencimento da mesma para que não haja perda dos bônus.

Última atualização em 05/02/2020