Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Preparado para viajar? 6 dicas pra hora da revisão veicular

Revisão de Férias

Preparado para viajar? 6 dicas pra hora da revisão veicular

Seja férias, feriado ou feriadão… está na hora de tirar o carro da garagem e viajar! Mas, antes de tudo, devemos ficar sempre atentos à segurança do nosso veículo. A melhor maneira de fazer isso é realizando uma boa revisão veicular nele: seu carro merece ser bem cuidado para, assim, evitar panes e ter mais segurança.

Veja mais sobre quais são os tipos de manutenções que devem ser feitas e faça uma boa viagem segura e tranquila:

  • Troca de fluido de freio – É muito importante ficar atento a troca do fluido de freio – por mais que poucas pessoas no Brasil se deem conta sobre essa necessidade. O fluido é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. A troca é necessária pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro. E, principalmente em estradas, o tempo de frenagem é muito importante para diminuir a chance de sofrer um acidente.
  • Alinhamento dos pneus – Por serem os únicos itens do carro a tocarem no solo, os pneus devem sempre ser alinhados, para que o contato seja uniforme e garanta condições adequadas de dirigibilidade. Se os pneus começam a “cantar”, ou se perceber que o veículo está puxando muito para um lado… saiba que esses podem ser sinais para realização do alinhamento: está na hora de uma revisão.
  • Balanceamento – Tão importante quanto o alinhamento, o balanceamento do carro é importante para manter equilibrados os conjuntos de rodas e pneus, garantindo assim a estabilidade do veículo. Quando começar a sentir vibrações frequentes no carro, é o momento de balancear os pneus. Além de manter a segurança, o balanceamento prolonga a vida útil dos pneus e itens de suspensão.
  • Troca de óleo e do filtro de óleo – A troca de óleo deve ser feita periodicamente. Após algum tempo de uso, ele pode ficar sujo e com partículas que interferem na capacidade de lubrificação, o que pode causar danos ao automóvel. Isso também tem a ver com a qualidade do óleo, por isso é importante saber como escolher óleo para o carro. Quanto ao filtro de óleo – responsável pela retenção de impurezas – precisa ser trocado para evitar que o acúmulo de sujeiras prejudique a passagem do óleo, o que causaria danos ao motor.
  • Verificação de estepe – É importante, além dos pneus que estão sendo usados, constatar se o estepe está devidamente calibrado, sem furos ou se não está gasto. Em uma eventual necessidade, seu pneu reserva deve estar em condições suficientes para não te deixar na mão. Ah, e não deixe de cuidar para evitar roubo de estepe.
  • Higienização do ar-condicionado – Importante para sua saúde também, já que o ar-condicionado acumula fungos, bactérias e diversas outras impurezas ao longo do uso. A manutenção deve ser feita nos filtros, que acumulam sujeiras trazidas junto com o ar. O ideal é que a limpeza seja realizada nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em boas condições na chegada do verão.
Faça a revisão veicular e fuja das panes e problemas desnecessários

Faça a revisão veicular e fuja das panes e problemas desnecessários

Além de manter seu carro seguro, você aumentará a vida útil do seu veículo, e economizará em consertos desnecessários, que poderiam ser evitados. Muitas seguradoras oferecem o serviço de revisão em oficinas conveniadas. Vale a pena dar uma conferida! Passe em um centro automotivo para fazer uma revisão antes de cair na estrada.

O SindSegSP (Sindicato das Empresas de Seguro, Resseguro e Capitalização de São Paulo), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, lançou a campanha “Transitando Seguro”. A ação tem como objetivo a redução dos números de acidentes de trânsito, além de conscientizar os motoristas (inclusive, o número de acidentes de trânsito em sp diminuíram). Você pode conferir o vídeo da campanha logo abaixo, com mais dicas sobre a revisão veicular que o motorista mesmo pode realizar em casa.