Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Os riscos do uso de celulares em vias públicas

Cuidado: uso de celulares pode tirar a atenção de motoristas e pedestres e apresenta riscos de acidentes.

Os riscos do uso de celulares em vias públicas

Sabemos que dirigir e usar o celular é proibido e que, ainda assim, muitas pessoas usam o smartphone ao volante, mesmo que com fones de ouvido. Mas o que poucas pessoas sabem é que o risco de caminhar usando o telefone também tira a atenção que pode ser crucial em um momento de risco.

Essa distração pode ser perigosa para a vida do motorista e dos pedestres. Os riscos são tão grandes que a conscientização foi parte das ações do Dia Internacional do Pedestre, comemorado nacionalmente no dia 8 de agosto.

Fones de ouvidos

Usar fones de ouvidos enquanto caminha em vias públicas também pode desviar a atenção dos pedestres e provocar acidentes. Mesmo garantindo direitos ao pedestre, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece deveres. Um deles é a obrigatoriedade dos pedestres em contribuir com a própria segurança ao andar nas ruas com atenção e cuidado.

Faixa de pedestres

Claro que a obrigação dos motoristas, desde 1998, é parar na faixa quando o pedestre acenar para parada. Não obedecer pode gerar multa e pontos na carteira de habilitação.

Mesmo assim, casos de atropelamentos na faixa continuam se repetindo todos os dias. Além de muitos motoristas ignorarem as leis e dirigirem de forma ofensiva. Por isso, é importante que pedestres tenham a atenção redobrada, mesmo quando estiver atravessando na faixa.

Alguns cuidados

Existem cidades, como Honolulu, no Havaí, que proibiram pedestres de atravessar ruas e avenidas fazendo uso de celulares. Essa solução visa reduzir o índice de atropelamento de desatentos, visto que nunca é possível saber quem são os motoristas próximos a você.

A dica é se atentar ao uso do celular enquanto caminha, principalmente ao atravessar. Aos motoristas, é recomendada a atenção, a obediência à lei e respeito à sinalização.

Além disso, para controle de danos, é essencial a aquisição de seguro auto, seguro de vida e seguro saúde. Proteja-se dos riscos evitando o uso do smartphone enquanto caminha e dirige, e garanta apoio caso algum acidente aconteça.