Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba tudo sobre rodas de liga leve

o que é roda de liga leve

Saiba tudo sobre rodas de liga leve

Um dos acessórios mais cobiçados por quem é apaixonado por carro são as rodas de liga leve. Além de deixar as rodas mais bonitas, conforme o gosto de cada dono, elas contam com outras vantagens interessantes. Você sabe o que é roda de liga leve?

Para quem não entende muito de carro, talvez não faça tanta diferença entre os tipos de roda. Portanto, fique atento às dicas abaixo e entenda mais sobre esse item.

O que é roda de liga leve?

As rodas de liga leve são opções mais estilizadas do que as tradicionais rodas de aço ou de ferro. 

Na grande maioria dos automóveis, as rodas originais são feitas em aço, um metal mais denso e que não apresenta grande durabilidade. As rodas de liga leve são acessórios que podem ser comprados adicionalmente. Elas são feitas com uma liga especial de alumínio e silício. Possibilitam uma estrutura mais leve ao carro e resistência para as rodas. Tão forte quanto uma roda de aço.

Os metais utilizados na roda de liga leve são muito mais leves, como diz o nome. Isso ajuda na dirigibilidade do carro e na execução de balizas e manobras. Assim, oferece maior estabilidade e controle ao condutor. Além disso, o silício, metal presente na liga, é mais resistente, deixando o acessório muito mais protegido contra amassados e arranhões.

Além dessas características técnicas, as rodas de liga leve são mais bonitas e mais caras do que as convencionais. Existem hoje no mercado inúmeros modelos com formatos diferentes para atender qualquer gosto do cliente.

Agora que você já sabe o que é roda de liga leve, conheça as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Além da questão estética, as rodas de liga leve também ajudam na economia de combustível. Por serem mais leves, o carro faz menos esforço para se locomover, gastando assim menos gasolina. Lembre-se de que quanto mais pesado for o carro, mais combustível ele tente a gastar.

Outro fator importante em relação à roda de liga leve é que, por ser de alumínio, ela tende a esquentar bem menos do que a roda tradicional. Diminuindo drasticamente o desgaste do sistema de frenagem. Consequentemente, as rodas de liga leve colaboraram também para o aumento da segurança do veículo.

Em termos de segurança, as rodas de liga leve também apresentam benefícios, já que a resistência é a mesma em comparação com as rodas de aço. Elas também viabilizam a redução de ruídos em freadas bruscas e manobras.

Para quem não curte mesmice e gosta de mudar a estética do carro, existem infinitos modelos de rodas de liga leve que podem ser trocadas. Assim, dá pra mudar o estilo sempre que você quiser!

Quem se preocupa com o valor de venda do seu veículo, também pode apostar nas rodas de liga leve. Este acessório é visto com bons olhos pelos compradores e entendedores automotivos. Elevando, assim, o valor de revenda do seu veículo seminovo.

Desvantagens

Nem tudo são flores quando o assunto é roda de liga leve. Mesmo com todas as vantagens que citamos acima, é possível que haja um certo descontentamento por parte de quem aposta nelas como acessório automotivo.

Mesmo possuindo um alto nível de resistência a impactos, as rodas de liga leve são mais frágeis que as feitas de aço em relação aos danos superficiais. Nas de aço, pequenas raspagens não causam muitos estragos. Já nas de liga leve, isso pode trazer um prejuízo maior. Ou seja, qualquer risquinho pode estragar a aparência delas.

Por isso, para evitar danos ao trocar o pneu do seu carro, evite utilizar a chave de roda para apertar o parafuso. O mais indicado é usar as mãos rosquear o parafuso só dando um aperto final com a chave para não riscar sua roda.

Outra desvantagem deste acessório é o seu preço. Por oferecer muitos benefícios, as concessionárias e lojas para carros cobram valores um tanto elevados. 

É importante observar o tamanho do aro indicado pela montadora. Pois se um veículo receber rodas de um diâmetro não recomendado pelas fábricas, ele pode ter problemas na suspensão e maior desgaste nos pneus.

Saiba mais sobre a manutenção preventiva no carro.

Preço

Além de entender o que é roda de liga leve, é importante saber que o valor não é baixo.

No mercado de rodas, há muitas opções disponíveis e que deixam os consumidores em dúvida na hora de escolher. Há uma grande diferença de preço entre as rodas de liga leve e as rodas de ferro. As rodas de liga leve são bem mais caras. Elas chegam a custam até 10 vezes mais que as rodas comum, exigindo um certo comprometimento financeiro.

Se você comprar um carro que já vem com as rodas de liga leve, sairá ganhando. Outra opção é aproveitar algumas promoções e queimas de estoque para dar uma melhorada no seu carro. Fique atento.

Já tirou as suas dúvidas sobre rodas de liga leve? Agora é só pesquisar modelos e valores e ver se realmente vale a pena pra você! E se quiser cuidar ainda mais do seu amigão de quatro rodas, nossa equipe está à disposição para você tirar suas dúvidas sobre seguro automotivo!

Seu carro já tem seguro? Saiba como acionar o seguro do seu carro em caso de roubo ou furto.

Se ainda não tem, conheça as condições gerais para seguro auto e faça sua cotação online.