Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Metade dos roubos de carros no estado de São Paulo ocorre na capital

Imagem de uma avenida com diversos carros com a legenda: roubos de carros em São Paulo

Metade dos roubos de carros no estado de São Paulo ocorre na capital

Cerca de 3800 carros foram roubados por mês em todo o estado de São Paulo, no ano de 2017, sendo metade deste número, no entanto, correspondeu a roubos de carros somente na capital paulista.

Estes são dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Veja a seguir um panorama sobre roubo de carro São Paulo 2017 e saiba como se prevenir para evitar ou, pelo menos, minimizar as chances de perder o seu veículo.

Infelizmente, a capital paulista liderou com folga a primeira posição entre as demais cidades do estado no quesito roubo de carro São Paulo 2017.

+ O que fazer em caso de roubo do carro?

O segundo lugar ficou para a cidade de Campinas, com a fatia de 6% do total de roubos de carros em 2017, seguida por Santo André, com 5%. Somando ambas as cidades, São Paulo ainda teria um número cinco vezes maior de roubos ao longo do mesmo período.

O índice chama atenção para a postura dos motoristas na hora de estacionar o veículo nas vias da cidade.

Roubos de carros em São Paulo

Locais mais perigosos para estacionar

O tamanho da metrópole é um dos fatores que contribui para o maior número de roubos. Além disso, a cidade não é famosa à toa por seus longos engarrafamentos.

Um elevado número de automóveis circula diariamente em suas vias. As informações da Segurança Pública revelam que os bairros mais perigosos para estacionar o carro são: Sacomã, Jabaquara e Sapopemba. Já a rua com mais roubos no ano de 2017 foi a Avenida Sapopemba.

Mesmo com tanta movimentação, as vias públicas são os locais preferidos pelos bandidos na hora de cometer o delito. Cerca de 75% dos roubos acontecem em ruas, avenidas e praças da capital.

Outro fator que deve ser levado em conta é a porcentagem de flagrantes. Em apenas 6% desses crimes o bandido é pego em flagrante. Na grande maioria dos casos, o condutor não presencia o crime, o que também dificulta a recuperação do veículo. 

Prevenções a serem tomadas quando estacionar

Agora que você já viu qual cidade lidera o roubo de carro São Paulo 2017, siba quais precauções você pode tomar.

Caso você estacione diariamente em vias públicas, a primeira coisa a fazer é ter um seguro para o automóvel, mesmo se você for bastante criterioso ao estacionar o veículo.

Na escolha de um local para deixar o carro, fique próximo do seu destino ou dê preferência às vias mais movimentadas, com alta circulação de pessoas nas calçadas.

Horários mais arriscados

A baixa circulação de pedestres é um dos fatores que chama atenção dos bandidos. À noite é o momento em que mais acontecem os roubos e furtos de carros.

A baixa luminosidade também é um agravante para a ocorrência do crime. Curiosamente, durante a madrugada os índices de furto caem bastante.

Modelos mais visados pelos bandidos

Os modelos de carro preferidos pelos bandidos para roubo de carro São Paulo 2017 foram o Onix, da Chevrolet, e o HB20, da Hyundai. Além disso.

Os carros que possuem cores mais neutras são mais visados, pois é mais fácil de se misturar no trânsito. Por exemplo, carros de cor preta, prata e branca foram os mais roubados no período avaliado. Enquanto cores mais chamativas como o vermelho e o azul ficaram mais abaixo na estatística.