Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Semana da Mobilidade 2015: saiba mais

Avenida Paulista

Semana da Mobilidade 2015: saiba mais

Você usa o carro todos os dias, seja para ir trabalhar, estudar ou passear? Em 2014, 56% dos paulistanos responderam ‘sim’ a essa pergunta, número que diminuiu para 45% esse ano. Segundo a 9ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana feita pelo Ibope, a cidade de São Paulo vê uma queda diária no número de carros que circulam por suas ruas.

A pesquisa foi feita para o Dia Mundial Sem Carro que é comemorado hoje, dia 22 de setembro. Em vários lugares do planeta, pessoas trocaram seus automóveis por outros meios de locomoção. Na cidade de São Paulo, o dia faz parte da Semana da Mobilidade 2015, que acontece entre os dias dia 18 a 25 de setembro.

O tema do evento este ano é “Mobilidade: seja você a mudança na cidade” e ela pretende mostrar a mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana mais sustentável, segura e acessível. Além disso, um dos temas em foco é priorizar o deslocamento seguro dos mais vulneráveis no trânsito: pedestres e ciclistas.

A Semana da Mobilidade é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é uma iniciativa dos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito. É coordenada pela SPtrans, CET e pela Prefeitura de São Paulo.

As datas oficiais da Semana são de 18 a 25 de setembro, mas acontecerão eventos do dia 12 ao 27. Os eventos de destaque são palestras sobre Mobilidade Urbana com Segurança – que acontecerão em diversos dias – audiências públicas sobre o tema, distribuição de camisetas e encenações teatrais. Veja a programação completa no site oficial.

Além disso, esse ano há uma participação interativa com o público. Você poderá enviar um depoimento em vídeo ou áudio sobre como efetivamente você faz a mudança no trânsito, ou seja, como você contribui para a mobilidade na cidade onde mora ou trabalha. As melhores histórias serão selecionadas por um júri e exibidas em sites e redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Trasportes e da SPTrans.

Acesse o site da Semana da Mobilidade e confira o que mais irá rolar. Ainda dá tempo de participar e todos os eventos são gratuitos! E você, faz o que para gerar mudança no trânsito? Deixe seu comentário.