Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba mais sobre o chassi do seu carro

Chassi de um Bugatti, junto com motor

Saiba mais sobre o chassi do seu carro

Vira e mexe, quando vamos fazer algo relacionado ao nosso carro – como um seguro auto, por exemplo – o número do chassi é uma das informações mais importantes que pedem. Você até sabe onde ele está localizado e, prontamente, passa o número.

Mas… você sabe realmente o que é o chassi do carro?

A estrutura fundamental de qualquer carro é chamada de chassi. Ela pode ser feita de aço, alumínio ou qualquer outro tipo de metal rígido. Basicamente, toda a lataria, motor e demais sistemas são montados sobre o chassi.

Número de chassi de carro

 

O número do chassi é uma espécie de número de série formado por 17 caracteres, cada um com uma função diferente para identificar o veículo, sua origem, marca, modelo e outras informações.

Esse número pode ser encontrado tanto no vidro do carro como também na porta do condutor, motor e abaixo do banco do passageiro.

O que significa o número do chassi?

Cada número e letra do código do chassi faz parte de um sistema geral de identificação. O primeiro e segundo caracteres, por exemplo, fazem referência à região geográfica e país onde o carro foi montado. O terceiro é o código do fabricante e assim por diante.

Veja abaixo uma figura que representa todos os números do chassi de um GM Blazer nacional:

O número do chassi de carro indica diversas informações sobre o veículo

 

Consulta de chassi e remarcação

Existem casos onde o chassi do carro pode conter numeração remarcada, que pode ocorrer em problemas mais simples que impeça a visualização do mesmo (como por ferrugem). No entanto, muitos casos de chassi remarcado podem ter relação com algum dano causado no local original de marcação, ou quando um veículo é recuperado de um roubo ou furto em que a numeração original tenha sido adulterada. Então, na hora de comprar um veículo usado, é bom se atentar ao chassi do carro! 

Isso pode ser um problema, já que a remarcação do chassi pode desvalorizar o carro e até ser um impeditivo na hora da contratação de um seguro auto, pois o carro pode ter sofrido avarias severas, tanto por meio de batidas como por ação de bandidos.

Quando você tiver que remarcar o número do chassi, é importante procurar o Detran, para que todo o processo seja legalizado e documentado. Caso você vá comprar um carro usado, e queira consultar seu histórico, pode fazer uma consulta de chassi, para verificar se houve remarcação e quais foram seus motivos. Uma ferramenta que você pode utilizar para isso é o Autocheck Detran.