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Seguradoras apostam em propagandas criativas

Quem nunca entrou em uma roda de amigos e começou a falar sobre seguros, não é mesmo? Todo aquele papo empolgante relacionado a apólices, franquias, coberturas… tudo muito cativante!

É, sabemos que esse não é a preferência da maioria das pessoas. Nós mesmos da Bidu tentamos deixar o assunto mais agradável e didático, para que você possa se manter cada vez mais informado. Afinal, seguro pode não ser muito prazeroso de se conversar, mas é extremamente importante e necessário.

E é pensando nessa comunicação mais leve, despojada e cativante que as seguradoras focam seus esforços nas propagandas criativas sobre seguros. Segundo David May, diretor de marketing da AIG, “clientes voltam quando você lhes dá algo de valor”. Veja abaixo alguns exemplos de propagandas que merecem destaque pela forma como indicam seus produtos.

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Veja as propagandas de algumas das maiores seguradoras do Brasil.

AIG e os “Carros da sua Vida”.

A AIG Seguros lançou uma campanha em 2015 para seu produto de Seguro Auto. Com o título “Carros da sua Vida”, a propaganda tenta mostrar a importância do automóvel para você, e como é importante protegê-lo, já que ele faz parte da história de cada um.

Allianz e o “Meu momento Senna”

O Allianz Seguro Auto Instituto Ayrton Senna é um produto da seguradora Allianz que doa parte do seu rendimento para o instituto que leva o nome do automobilista brasileiro, conhecido pelo incentivo à educação infantil no Brasil.

A atual propaganda aborda justamente a educação infantil, indicando que ao contratar um Seguro Allianz o segurado está contribuindo para a causa do Instituto Ayrton Senna, como se ele estivesse “levando milhares de crianças e jovens para a escola”.

 

Bradesco e a Preparação para o Rio 2016

A Bradesco Seguros foi a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. E para homenagear a competição, fez uma campanha publicitária focada na preparação dos atletas e suas escolhas para chegarem no topo do pódio.

Afinal, de acordo com a seguradora, preparação é tudo: seja no esporte ou na vida. E é sempre importante estar prevenido.

 

Os Seguranças da Tokio Marine

O toque da Tokio Marine Seguro Residencial é claro nessa propaganda: a proteção que ela garante é o mesmo que um exército de seguranças particulares poderia oferecer. A propaganda também está presente nos produtos seguro residencial, seguro de vida empresarial e em grupo.

Além disso, a Tokio Marine lançou recentemente uma campanha com foco em seu mais novo produto: o Tokio Marine Auto Roubo + Rastreador. E pra isso, usou e abusou das referências dos filmes mais famosos de todos os tempos!

Propaganda Tokio Marine Auto Star WarsPropaganda Tokio Marine Auto Senhor dos Aneis

Liberty e a irritação de Bernardinho

E quem diria que alguém conseguiria acalmar o Bernardinho! Na campanha da Liberty Seguros, pelo menos, a empresa conseguir deixar o técnico da Seleção Brasileira de Vólei bem mais calmo, com os serviços de Seguro Auto, Seguro Residencial e assistências 24 horas.

Agora para o Bernardinho “está tudo bem”.

O ogro da Porto Seguro

Na campanha da Porto Seguro, a dica é para que você deixe o ogro em casa quando estiver dirigindo. Em prol da campanha “Trânsito+gentil”, a seguradora busca conscientizar sobre a importância de fazer um trânsito melhor para nós e para os demais motoristas, pedestres e ciclistas.

Propagandas internacionais

 

A bailarina da John Lewis

John Lewis é uma corretora de seguros britânica que trabalha com diversos produtos como carro, casa, pet e até seguro casamento. Sua propaganda mais famosa na internet é dessa menina simpática – tipo “Pequena Miss Sunshine” – dançando de maneira um tanto imprudente pela casa inteira.

Com a frase “Se isso importa para você, importa para nós”, a empresa mostra o comprometimento não só com seus objetos de casa, mas também com seus momentos e alegrias.

 

A família congelada da Geico

Geico é uma empresa de seguro automotivo dos Estados Unidos. Sua série de vídeos “Unskippable” é famosa no YouTube, e o vídeo abaixo tem quase 8 milhões de acessos. No vídeo, a mãe indica que a família não deve agradecê-la (pela comida, obviamente), mas sim agradecer a economia que eles fizeram com a seguradora. Indica a agilidade do serviço e a proteção que o cliente pode ter em 15 minutos, com um toque de humor.

 

O “Herói Desconhecido” da Thai Life Insurance

Esse vídeo é sucesso dentro e fora do YouTube, e já conta com mais de 26 milhões de visualizações. A seguradora tailandesa criou o comercial pensando na conscientização sobre o que é mais importante na vida. O jovem protagonista tem pequenos gestos diários que nunca lhe darão fama, mas traz felicidade e um “mundo melhor”, segundo o vídeo.

 

Menção Honrosa – Jô Soares e o Grupo Atlântica de Seguros

Já pensou o que você faria caso batesse no carro de alguém? Com certeza iria acionar sua seguradora para pagar a indenização ao motorista, além do conserto do seu próprio carro, certo?

E se esse alguém fosse o Jô Soares? Bem, ai você apresentava seu cartão do Grupo Atlântica de Seguros. O comercial é de 1968, sem fala e com um Jô bem novinho!

 

Propagandas de seguro de vida

 

O seguro de vida é um produto essencial para proteger sua família caso alguma coisa aconteça com você. Mas você sabia que por um tempo era considerado imoral vender seguro de vida?

Segundo essa reportagem da Reason (em inglês), isso de fato aconteceu. No começo do século XIX, o produto era perfeitamente legal e até encorajado pelas autoridades, como uma maneira de se evitar o desequilíbrio econômico.

Mas as pessoas resistiam em contratar seguro de vida. As críticas típicas eram de que não se podia colocar um valor à vida de uma pessoa, reduzindo-a a uma mera cifra. Outra crítica era de que o seguro de vida acabava com a ética profissional, já que ninguém mais precisaria poupar para garantir o sustento de sua família caso algo acontecesse.

As esposas, que na época eram maioria entre os beneficiários, também não queriam ter envolvimento com esse dinheiro, que consideravam sujo de sangue.

No entanto, na metade do século essa realidade foi modificada de maneira drástica. Em 1840, havia 15 seguradoras de vida nos EUA; em 1860, esse número quase triplicou para 43.

Uma parte relevante disso é o movimento da urbanização. Como a principal fonte de renda passou a ser os salários nas fábricas, era importante garantir o sustento da família caso algo acontecesse com o operário.

No entanto, uma outra parte disso está no marketing, que se modificou de um ponto de vista estritamente econômico para uma retórica da responsabilidade, do amor à sua família e a proteção que o segurado os deve.

Esses exemplos existem até hoje, como por exemplo no comercial do grupo MetLife, nos Estados Unidos, que conta a relação de um pai com uma filha. Nesse vídeo, a menina elogia todas as qualidades do pai, exceto uma: ele mente para protegê-la. A mensagem do comercial é de que a vida de uma criança vale qualquer sacrifício.

Uma mensagem parecida está no comercial desta seguradora tailandesa. Nela, uma mãe entra em trabalho de parto reclamando que o tempo está acabando. Quando o bebê nasce, ela foge do hospital com o bebê. O final dessa peça é muito emocionante.

No Brasil, as seguradoras também não ficam para trás. Neste comercial do Seguro de Vida Caixa, a mensagem é de que os pais protegem os filhos mesmo quando estão distantes. O humor também é muito presente, como nesta propaganda do Seguro de Vida Porto Seguro em que o personagem foge da morte em vários momentos, e no antigo comercial do Banco Nacional, em que gatinhos cantavam a resposta da pergunta: seguro de vida é tudo igual?