Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Segurança de trânsito e viária

Segurança viária ou segurança no trânsito

Segurança de trânsito e viária

Segurança viária ou segurança no trânsitoBuscando uma reflexão sobre o tema da mobilidade, a Allianz Seguros lançou a animação “Tendências de segurança viária”. No site Sustentabilidade Allianz, você pode interagir com uma cidade em miniatura em movimento, e descobrir informações sobre o trânsito, respeito aos demais condutores e pedestres, estimativas e dados, além de soluções criativas para mobilidade urbana. Além de dados informativos sobre segurança de trânsito na cidade fictícias da animação, o usuário pode conferir informações e dados sobre segurança viária através do mundo, em diversas cidades. Ao clicar nos dados do Brasil, por exemplo, encontramos estimativas de mortes no trânsito (22 para cada 100 mil habitantes), porcentagem de categorias de veículos mais atingidas por acidentes e regulamentações de trânsito.

Investir no motorista é o caminho para maior segurança de trânsito

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é preciso levar em consideração três itens, se tratando de segurança de trânsito: o veículo, a via e o fator humano. Em relação aos veículos, estariam se aproximando cada vez mais da condição ideal de segurança, pelo fato de ter cada vez mais carros seguros, com os mesmos saindo de fábrica com itens de segurança como air bags e freio ABS. O mesmo vale para as vias, que estão sofrendo cada vez mais processo de modernização em asfalto mais resistente e manutenções.

Para Paulo Guimarães, integrante do ONSV, o fator humano é o principal foco. “Por isso, é necessário que a matéria trânsito seja inserida no processo de formação do cidadão, e não só do condutor.”