Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro auto cobre manifestações?

A Bidu Corretora já respondeu dúvidas sobre seguro auto em casos de enchentes e se o seguro protege seu carro em casos de quedas de árvores. Agora é hora de saber como seu seguro automotivo lida com questões relacionadas e vandalismos e manifestações.

 

Seguro auto e manifestações

Saiba se seu seguro cobre manifestações.

O Brasil está passando por um período de ebulição política. Não é difícil vermos diversos protestos contra fechamento de escolas, por aumento salarial e agora até mesmo pelo pedido de impeachment presidencial. Os protestos e manifestações enchem nossas televisões, páginas de internet, estações de rádio… e até mesmo a rua que você vai pegar para voltar pra casa.

É por isso que devemos ficar bem atentos aos danos dos demais incidentes que podem acontecer nessas situações, na hora de contratar seguro automotivo.

Seguro auto protege contra manifestações?

Na maior parte dos casos não. As apólices de seguro auto costumam negar indenização em casos de danos causados por guerras, tumultos, manifestações, atos de vandalismo e outras ocasiões semelhantes.

No seguro de carro, certas seguradoras podem oferecer uma clausula adicional com uma cobertura a danos causados no veículo segurado durante manifestações. Mas, como esse adicional costuma ter um considerável aumento no preço do seguro, é mais indicado para quem precisa muito mesmo (como pessoas que circulam muito em regiões em torno de estádios de futebol, por exemplo, onde geralmente ocorrem tumultos).

Mas então eu perco meu carro em casos de manifestações?

Não necessariamente. É importante, antes de mais nada, se precaver. Assim como nos casos de acidentes decorrentes de enchentes ou quedas de árvores, não podemos dar bobeira e estacionar/passar em locais onde estejam ocorrendo manifestações. Veja algumas dicas para se precaver:

  • Preste sempre atenção ao noticiário e redes sociais. Geralmente as manifestações não acontecem do nada e sempre têm um local marcado com antecedência. É importante não estacionar ou passar nesses locais e seus arredores, já que são locais com potencial perigo.
  • Caso esteja entrando em alguma rua, avenida ou estrada onde tenha um protesto acontecendo, tente achar uma via de fuga imediatamente.
  • Geralmente garagens e estacionamentos se safam de manifestações. Se não houver possibilidade de estacionar longe de um local marcado pelos manifestantes, tente deixar seu carro estacionado em um local coberto e seguro. É melhor pagar um estacionamento do que um carro novo, certo?

O que eu posso fazer se meu carro foi destruído em uma manifestação?

Bom, se você não tem a clausula adicional que protege contra manifestações, ou não conseguiu se precaver anteriormente, você ainda pode tentar entrar com um pedido de indenização na Justiça.

Geralmente as seguradoras alegam justamente o aviso antecipado das manifestações como um motivo para se isentar da responsabilidade. Isso indicaria que o motorista foi, em partes, o agente causador dos danos, já que poderia ter se precavido melhor.

No entanto, o consumidor prejudicado pode recorrer à Justiça, exigindo que o poder público seja responsabilizado, já que é ele quem deve garantir a segurança da população – e de seus bens.

O mais importante, portanto, é ficar atento às clausulas da sua apólice de seguro auto, se atentando sobre quais coberturas o mesmo garante. Além disso, manter sempre a precaução para não sair prejudicado na luta pelos direitos da população.

Os textos abaixo podem ajudar, caso você tenha dúvidas sobre cobertura do seguro auto: