Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro para carro adaptado. Como funciona essa modalidade?

Imagem de carro adaptado para ilustrar post sobre seguro carro adaptado

Seguro para carro adaptado. Como funciona essa modalidade?

As pessoas com deficiência que possuem veículos com adaptações devem contratar um seguro carro adaptado. Eles são concebidos especialmente para tais casos.

Esses veículos são dotados de modificações especiais para poderem ser conduzidos por pessoas com deficiência. Essas modificações garantem a essas pessoas uma maior qualidade de vida. Por meio da liberdade para se transportar.

No entanto, para garantir a cobertura do veículo em caso de acidente, o(a) proprietário(a) deve optar por um seguro carro adaptado.

Veículos adaptados

Algumas deficiências físicas impedem ou dificultam muito a condução de um automóvel comum.

Porém, as pessoas com essas deficiências podem optar por fazer modificações em seus veículos. Desta forma, conseguem promover as adaptações necessárias para poder conduzi-lo.

Essas modificações variam de acordo com a deficiência específica do(a) motorista. Os custos para instalá-las também podem variar bastante, de R$ 250 até mais de R$ 30 mil.

Adaptações mais comuns

Adaptações para cadeirantes incluem a instalação de comandos do acelerador e do freio ao alcance das mãos. Em geral, esses comandos ficam embaixo do volante. Além disso, também é comum a instalação de um pomo no volante, para ajudar a fazer curvas mais fechadas.

Outra adaptação comum para cadeirantes é uma rampa de acesso, instalada na entrada do automóvel.

Também há elevadores para cadeira de rodas que podem ser instalados em alguns carros. Embora sejam caros, não requerem muito esforço da pessoa e nem ajuda externa, conferindo a ela maior independência.

Muitas vezes, é instalado um banco rotativo, para que o(a) motorista possa entrar e sair de seu veículo com maior facilidade.

Também são comuns câmbios automáticos com sensores, ativados pelo contato com a mão da pessoa.

Como fazer seguro carro adaptado

Ao fazer o seguro para carro adaptado, a pessoa com deficiência deve especificar que ele é adaptado. Se isso não for feito, a cobertura pode ficar comprometida.

Assim, no momento de preencher os dados para a contratação do seguro, é preciso especificar que o veículo é adaptado.

Além disso, pode ser preciso apresentar documentos como laudos médicos para comprovação de deficiência e autorizações das modificações executadas no automóvel.

Indenização do seguro para carro adaptado

As pessoas com deficiência têm direito, uma vez a cada três anos, à isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para adquirir um veículo. Assim, há uma redução em seu custo final em até 30%.

Isso é feito para facilitar a aquisição de um carro por uma pessoa com deficiência, contribuindo para a inclusão social.

Devido a essa isenção, a indenização a ser paga por um seguro para carros adaptados em caso de perda total também sofre esse desconto em relação ao valor integral do veículo previsto na tabela FIPE.

Existe, contudo, a possibilidade de receber indenização correspondente a 100% do valor da tabela FIPE em caso de perda total. Para isso, o(a) proprietário(a) deve optar por renunciar à isenção dos impostos.

Cobertura de equipamentos especiais

Muitos seguros para veículos adaptados oferecem cobertura para equipamentos especiais que tenham sido instalados no automóvel.

Essa característica não é muito diferente da cobertura que um seguro veicular normal oferece quanto a aparelhos de som, por exemplo.

Para contratar também essa cobertura, é preciso informar, ao contratar o seguro, que há dispositivos especiais instalados. Lembre-se que é necessário especificá-los corretamente.

Assim, além do valor do veículo em si, a pessoa receberá também uma indenização referente às modificações que permitem que ela dirija o automóvel.

Então, se você possui um veículo adaptado, não perca tempo: contrate um seguro da maneira correta. Inclua os equipamentos especiais, para garantir sua tranquilidade. E, em caso de acidente, poder repor seu automóvel com tudo a que você tem direito.