Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que meu seguro de carro não cobre?

Você sabe o que seu seguro de carro não cobre?

O que meu seguro de carro não cobre?

Você já sabe o que as seguradoras costumam cobrir em um seguro de carro.

Existem, no entanto, certos itens ou ocorrências que o seguro de carro não cobre que são chamados de riscos excluídos.

O seguro auto costuma cobrir/proteger apenas o casco do veículo, que inclui chassi, carroceria, motor e caixa. Demais acessórios como rodas esportivas, kit de Gás Natural Veicular (GNV), aparelhos de som e imagem e blindagem costumam ficar fora da cobertura oferecida pelas seguradoras. Você pode até contratar coberturas específicas para cada item, o que irá naturalmente elevar o valor do seguro, que é estipulado na apólice. Isso se você tiver os carros com seguro mais barato ou não.

Quanto aos acidentes, só estão cobertos os provocados pelo homem ou pela natureza (quando ocorridos em condições normais). Isso inclui acidentes de trânsito e desastres naturais como enchentes, temporais, ventania, terremotos, queda de árvore e demais eventualidades estão, portanto, cobertos. Porém, o seguro não cobre eventos de outra natureza.

Como agir com meu carro em enchente

Nesses casos, as seguradoras podem se recusar a pagar o seguro auto caso o condutor tenha exposto o veículo em uma situação de risco desnecessário. Um exemplo: se seu carro está estacionado e ocorre uma enchente, então a seguradora cobre o risco; agora, se você está dirigindo, encontra um trecho alagado, e tenta passar por ele mesmo assim… saiba que a seguradora não irá pagar pelo estrago, nem adianta tentar convencer sua corretora de seguros ou a própria seguradora!

Demais situações como vandalismo, danos provocados por tumulto, guerras, confisco, ou até mesmo contaminação por radioatividade, não são cobertos pelas seguradoras. Ou seja, sabe que vai ter uma manifestação na avenida que você pega para ir pra casa? Melhor mudar seu caminho, pois os seguros de carros não costumam cobrir riscos deste tipo. 

Veja quais riscos seu seguro de carro não cobre

Além disso, os seguros realizados no Brasil não cobrem sinistros fora do território nacional. A única possibilidade, no entanto, está em contratar uma extensão de perímetro para países da América do Sul, o que amplia a área de cobertura do seguro. Vai viajar com seu carro para o Uruguai? Melhor investir nessa extensão.

É importante ficar atento, portanto, nos riscos que estão cobertos e os que não estão por seu seguro. Só assim você pode ter tranquilidade na hora que passar por uma situação indesejada!