COTAR SEGURO ONLINE

Bati o carro. Meu seguro vai ficar mais caro?

Bati o carro. Meu seguro vai ficar mais caro?

O seu carro tem seguro e na hora de renovar você percebe o seguro mais caro. O que pode ser? 

A verdade é que pagar barato ou caro no seguro auto não é o que se pode chamar de “ciência exata”. Existem muitos fatores que influenciam no preço. 

Um desses requisitos tem a ver com o acionamento da seguradora. Ou seja, quando você usa a cobertura em casos de ocorrências que necessitam de conserto. 

Vamos dar um exemplo. Imagine que o motorista se envolveu em uma batida e acionou o seguro. Nesse caso, ele terá um seguro mais caro na hora de renovar. Isso acontecerá também quando o veículo foi furtado ou roubado.

Afinal de contas, por que isso acontece? Vamos saber mais como o histórico de ocorrências, o chamado “sinistro”, influencia no preço

Cotação online de Seguro Auto

Valor do seguro mais caro em caso de acidentes com o motorista

Colocar o carro no seguro é uma forma inteligente de protegê-lo em diversas situações. 

Mas, na hora de renovar, você percebe o seguro mais caro. Nesse momento, você se pergunta: por que o preço aumentou tanto?

Daí você se lembra de alguma ocorrência em que foi necessário acionar a seguradora para que ela pudesse fazer a cobertura do sinistro. 

Muita gente já passou por isso, não é mesmo? 

Mas, será mesmo que o histórico do veículo e do motorista influenciam para que o preço do seguro fique mais caro? 

A resposta é sim. Esse aumento no valor acontece, entre outros fatores, porque a seguradora leva em conta tudo o que acontece com o seu carro. 

Por exemplo: se você bateu e acionou o seguro e nem precisa ser perda total, já vai pagar mais caro quando for renovar. 

+ Você sabe o que significa dano parcial do veículo?

Vamos entender melhor qual a lógica por trás disso? 

Funciona da seguinte forma. Quando um seguro auto é contratado, você entra em um sistema de bonificação conhecido como “classe de bônus”. 

Ele leva em consideração o tempo em que o veículo permaneceu sem se envolver em uma ocorrência. Por isso, é sempre bom saber sobre a classe de bônus no momento de renovar o seguro.

Vamos saber como isso funciona?

Classe de bônus: vou perder em caso de batida do carro?

O bônus funciona como uma premiação concedida ao segurado que não aciona o seguro durante todo o ano de vigência do contrato. Ele é aplicado no ato da renovação.

A lógica é a seguinte. Quanto menor a incidência de sinistro, maior será o desconto no seu seguro auto. É por isso que quando é necessário usar a cobertura em caso de ocorrências, o segurado perderá proporcionalmente o direito a esse bônus. 

E isso irá impactar em um seguro mais caro. 

Na mesma medida, o desconto cresce a cada ano de seguro renovado sem sinistro, sendo possível chegar ao máximo de 10 pontos. 

É possível já ter esse desconto a partir do segundo ano de seguro. Além disso, esse é um benefício pessoal, que pode ser levado para qualquer seguradora. Para isso, basta guardar a apólice anterior e mostrá-la ao corretor no momento da contratação e/ou renovação.

Mas atenção: ao contratar um seguro auto, você entra com a pontuação zerada na classe de bônus. Somente após um ano de contrato sem ter se envolvido em nenhum sinistro é que você receberá um ponto de bônus.

Seguro mais caro: o que mais pode ser?

Além do histórico de envolvimento em sinistros, o valor de um seguro (também chamado como “prêmio”), varia de acordo com as características do veículo e do perfil do motorista. 

Também são relevantes para calcular: o local de moradia, quilometragem percorrida, entre outros fatores. 

É por isso que quando você contrata um seguro auto, preenche um Questionário de Avaliação de Risco. Esse documento nada mais é que um formulário que, como o próprio nome diz, ajuda a avaliar o risco corrido pela seguradora.

E atenção: preenchê-lo de forma adequada e sincera é fundamental para que o segurado não corra o risco de ter um sinistro recusado

Como já sabemos, o valor do seguro de carro muda conforme o perfil de quem pretende contratá-lo. Para saber quanto irá pagar, faça uma simulação de seguro auto

Ao fazer uma cotação online, você terá acesso ao valor do seu seguro auto em até 30 segundos, comparando valores em diversas seguradoras diferentes.

+ Como economizar com o seguro auto com o carro parado

Última atualização em 16/02/2020