Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funciona catalisador de moto?

Imagem de moto ilustrando post sobre como funciona catalisador de moto

Como funciona catalisador de moto?

Falar sobre catalisadores de motocicletas pode gerar polêmica. Isso porque muitos apaixonados pelas duas rodas afirmam que retirar este componente pode melhorar o desempenho do veículo. Mito, verdade? Hoje vamos te contar um pouco sobre como funciona catalisador de moto e quais as suas principais funções.

O que é e como funciona catalisador de moto?

O catalisador é uma peça fundamental para as motos. É ele que filtra, purifica e diminui a emissão de gases poluentes no meio ambiente. São eles os responsáveis por converter aproximadamente de 90% dos gases tóxicos como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio em emissões inofensivas.

Sem o uso do catalisador, por exemplo, as motocicletas seriam até oito vezes mais poluentes. Isso agravaria a saúde da população e pioraria em demasia a qualidade do ar.

Cada catalisador tem uma vida útil bastante longa que chega a 15 anos. Durante este tempo, a peça pode chegar a evitar que mais de uma tonelada de poluente seja liberado na atmosfera.

O catalisador de moto, quando em contato com os gases poluentes emitidos pelo veículo, promove uma série de reações químicas. Elas transformam substâncias tóxicas resultantes da queima de combustível em gases neutralizados com baixo impacto no meio ambiente e na saúde dos seres humanos.

Agora que você descobriu como funciona catalisador de moto saiba que ele é item obrigatório. Ter um catalisador em sua motocicleta passou a ser obrigatório no Brasil desde o ano de 2003. Foi aí que o Promot – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – entrou em vigor.

Atualmente, o programa está em sua terceira etapa e delimita um nível muito baixo de emissão de poluentes por veículos. Isso é praticamente impossível de atender sem o uso do catalisador. Dessa forma, motos e automóveis hoje são equiparados quando o assunto é poluição do meio ambiente.

+ Como lubrificar e limpar a corrente da moto?

Catalisador atrapalha o desempenho da moto?

Isso é uma grande bobagem. O assunto começou a correr por conta da contrapressão promovida pela peça. Quando retirada, esta força contrária à performance liberaria mais energia no arranque.

No entanto, os catalisadores não comprometem o desempenho das motocicletas. Isso porque o material usado na peça é totalmente adequado à estrutura da moto, tornando-a mais leve e diminuindo a inércia térmica, já que aquece e esfria com maior rapidez.

Além disso, retirar o catalisador da moto é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito, podendo gerar multas por infração grave. Se for necessário trocar ou fazer a manutenção da peça, outra precisa ser reposta.

Catalisador de moto e automóvel é o mesmo?

Não. Para cada tipo de veículo existe um catalisador adequado. Diferente do catalisador automotivo, a peça para motocicletas é constituída de um sistema interno que lembra uma colmeia, feito de metal e muito resistente a vibrações e movimentos bruscos.

Já entendeu como funciona catalisador de moto? Tem mais alguma dúvida sobre catalisadores ou outras peças? Leia nosso blog com várias informações e dicas para você ter uma melhor relação com seu veículo!

Você já fez o seu seguro moto? Faça uma cotação online.

+ Como funciona rastreador com seguro para moto

+ Conheça acessórios para moto e itens de segurança