Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabia que já existe macacão com airbag? E ainda vão existir mais

Um modelo desse pode ser seu no futuro! (Crédito: Dainese)

Você sabia que já existe macacão com airbag? E ainda vão existir mais

Plataforma aberta do sistema de macacão com airbag da Dainese pode aumentar produção de novos modelos

Se existe um problema grande para quem anda de moto, seja de nacional ou de moto importada, é a segurança: diferente do carro, na moto, o parabrisa é você e qualquer impacto (bate na madeira!) é muito mais grave. Para piorar, é quase impossível você implantar um sistema de air bag confiável, seja na moto ou no macacão e os motociclistas se viram para se proteger: usam segunda pele, uma jaqueta mais durinha, botas, luvas e o que mais puderem! Mas, e se você pudesse usar um macacão com airbag?

A Dainese, empresa tradicional de segurança em esportes radicais, lançou no último mês de maio o D-air Armor, versão “plataforma aberta” do seu sistema para macacão que possui airbag. O que isso significa? Que qualquer empresa que queira desenvolver seus macacões com airbag poderá usar livremente a tecnologia do D-air Armor e implementar ou modificar nas suas criações. Bacana, não?

Macacão de Proteção ao Motociclista

No detalhe, a parte frontal e traseira do sistema D-air Armor. (Fotos: Dainese)

A tecnologia existe desde os anos 2000, mas só chegou nas pistas da Moto GP em 2007 – onde pilotos como Valentino Rossi usaram a tecnologia – e no mercado aberto em 2011. Esse tempo foi para afinar os sensores: são três acelerômetros, três giroscópios e um GPS para medir a velocidade. Coincidentemente, são também esses mesmos recursos que os celulares usam para saber como você tem dirigido. Eles também marcam todos seus dados, como velocidade média, aceleração e brecagem, que você pode acessar depois através de um computador.

Em caso de impacto, esses sensores se ativam e liberam o airbag em cerca de 30 milissegundos. Para você ver como é rápido: segundo dados da Universidade de Harvard, geralmente uma piscada leva entre 100 e 400 milissegundos. E o sistema ainda consegue discernir entre uma pancada grave e um mero tropeço, evitando desarmar o sistema desnecessariamente. Não dá vontade de ter um?

Se você ficou mesmo com vontade de comprar um macacão com airbag desses? Vai ter que abrir o bolso: por enquanto o macacão não está a venda nas lojas da Dainese no Brasil e você vai precisar importar. No mercado mais próximo, os Estados Unidos, um macacão desses sai pela bagatela de 2.500 dólares, ou algo próximo de 10.500 reais (com o dólar a R$ 4,20), sem contar as taxas. Se você considerar que é um material feito para corredores profissionais, não é tão caro. Mas para um consumidor comum que não tem uma equipe e patrocinadores por trás, certamente fica salgado.

(Quer economizar com a sua moto? Esteja preparado para qualquer imprevisto com um seguro para moto. Além das coberturas de roubo e furto, você conta com ajuda para problemas mecânicos e elétricos, entre outros.)