Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Veja Como Funciona o Seguro de Moto de Uso Comercial

Imagem de moto no por do sol com a legenda: moto de uso comercial e o seguro de moto

moto de uso comercial e o seguro de moto

Paulo sempre utilizou a sua moto para ir e voltar do trabalho, sendo a escolha mais rápida para atravessar a cidade de ponta a ponta. Depois de sair da empresa onde trabalhava, percebeu que a sua moto poderia ser utilizada para o sustento de casa, trabalhando como motoboy para uma outra empresa.

Ao fazer um endosso do seguro, já que a sua moto iria ter uma finalidade diferente daquela que quando contratada, a sua corretora informou que a seguradora atual não poderia fazer a cobertura e uma outra cobraria a mais por essa mudança.

Mas por que essa situação ocorreu para a moto de uso comercial? Veja aqui a resposta e outros aspectos para o seguro de moto utilizada para trabalhar.

O seguro de moto

O seguro de moto é a proteção para quem anda com duas rodas, principalmente em grandes cidades onde o risco e a marginalidade são elevados.

+ Seguro de moto vale a pena?

Com ele, você pode optar por diversas coberturas, como roubo, furto, explosão, assistência 24 horas, danos a faróis e lanternas, e muito mais, conforme contratado.

Moto para fins comerciais

Quem utiliza a moto para trabalho (moto com fins comerciais) são denominados como motoboy ou motogirl, que prestam serviços de entrega. Muitas empresas oferecem esse serviço. Entre os benefícios,  estão listados a rapidez da entrega, monitoramento online e redução de custos.

Segundo dados estatísticos do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) em 2015, 76% das indenizações pagas para caso de invalidez e morte, foram para as motos, sendo que os carros aparecem apenas com 19% dos casos.

E tem mais, as motos representavam apenas 27% da frota de veículos do país, porém 76% das indenizações foram solicitadas com esse veículo envolvido.

Com esses dados fica claro a afirmação que a moto é um dos meios de locomoção que mais causa acidentes por aqui. Levando em consideração essas informações, uma moto de uso comercial que se locomove de forma rápida, ágil, muitos quilômetros por dias e em diversos endereços diferentes, sofrem maiores riscos de acidentes quando comparado com motos e carros de lazer.

+ Dicas para comprar motos usadas

Por esse motivo, poucas seguradoras disponibilizam o seguro de moto, já que a possibilidade do segurado precisar da cobertura é evidente. Quando encontra-se o seguro de moto, muitas pessoas com perfil de risco tem a proposta recusada.

Entre essas pessoas, podemos listar casos de jovens de 18 a 24 anos e quem utiliza a moto para fins comerciais. O primeiro é devido a maior inexperiência no trânsito, que é confirmado por dados do DPVAT: maior parte das indenizações são pagas a jovens nesta faixa etária.

O segundo, é que por circular diversos endereços e quilometragens grandes, não há como fazer nenhuma previsão. Fora que, uma pessoa que utiliza a moto para ir e voltar do trabalho duas vezes por semana, com certeza estará exposto a menos perigo comparado quem utiliza o mesmo veículo todos os dias para trabalhar, sendo essa a situação que Paulo, do começo da postagem, enfrentou.

Mas não pense que essa condição é exclusividade do seguro de moto: quem utiliza o carro para fins comerciais, tem acréscimo no seguro ou até recusa de algumas seguradoras.

Então motos comerciais não tem seguro?

Você deve estar se perguntando: “então quem utiliza a moto para fins comerciais devem andar por aí sem proteção?”. A resposta é “não”, já que a recusa do seguro para motos com essa finalidade não é uma regra.

Há seguradoras que aceitam motos para fins comerciais, porém para saber exatamente qual aceita a sua companheira de duas rodas, é necessário fazer uma cotação, utilizando seus dados pessoais e informações sobre a utilização e moto.

Porém não adianta mentir, informando que a sua moto é usada apenas para ir e voltar do trabalho, quando ela é utilizada para fins comerciais.

Isto porque se o bem segurado sofrer um sinistro e a seguradora perceber que houve omissão ou dados mentirosos, ela provavelmente negará a indenização e você irá ter pago um seguro que, no final das contas, não adiantou de nada.

Não faça que nem o jogador inglês que mentiu para a seguradora e foi pego após uma publicação nas redes sociais.

Quais seguradoras fazem seguro de moto comercial?

Conheça abaixo as seguradoras parceiras da Bidu que fazem seguro moto com fins comerciais.

Suhai Seguradora

A Suhai oferece um seguro de moto simplificado, que aceita todos os tipos de modelos, marcas e anos de moto, sem franquia e até 80% mais barato do que os seguros tradicionais.

Isto acontece porque ela oferece apenas a cobertura contra roubo e furto, com assistências 24 horas.
Com foco em devolução integral do veículo segurado, a Suhai tem uma taxa de recuperação de 80% dos casos. Em caso de não recuperação do veículo, há indenização de até 100% da tabela FIPE.

Porto Seguro

A Porto Seguro oferece o seguro de moto com coberturas contra colisão, roubo e incêndio, além de guincho 24 horas sem limite de quilometragem para motos a partir de 90 cc.
Há a possibilidade de contratar cobertura adicional contra danos a terceiros e cobertura contra acessórios.
Os segurados da Porto podem contar com descontos em oficinas especializadas e acessórios, despachante de moto e serviços emergenciais. A seguradora também disponibiliza curso de pilotagem segura para seus clientes de seguro moto.

Allianz Seguro

A Allianz Seguro oferece o plano essencial, completo, vip e renovação, que se adaptam a necessidade de cada segurado. Ela oferece a assistência 24 horas com serviços de emergência em caso de acidente ou pane, com guincho e socorro mecânico.
Assim como transporte para retorno a domicílio ou continuação da jornada. Também tem assistência 24 horas com serviço de chaveiro, eletricista e muitos outros.

Vale lembrar que as condições da Allianz Seguros, Porto Seguro e Suhai Seguradora podem mudar conforme o seu perfil. Clique abaixo para fazer a cotação de seguro moto e veja as condições e benefícios para você!