Quais são os Tipos de Seguro de Moto? Conheça mais!

Imagem de motos para texto sobre tipos de seguro de moto

Quais são os Tipos de Seguro de Moto? Conheça mais!

Existem diversos tipos de seguro de moto para você proteger o seu bem. E é por isso mesmo que as dúvidas na hora de contratar a apólice surgem. E não só as dúvidas em relação tipo de seguro de moto. Há outras questões como financeira, se vale ou não a pena, quais os tipos de cobertura que você poderá contar, entre outras. 

A verdade é que se você decidiu investir em um veículo, seja ele carro ou moto, será necessário sim você atribuir novas responsabilidades. Elas vão te deixar mais seguro e tranquilo.  

Por isso, preparamos um guia completo com os principais tipos de seguro de moto, para que você possa optar por aquele tenha mais a ver com o seu perfil, acompanhe. 

Cotação online de Seguro Moto

Como funciona o Seguro Moto?

O seguro para motos funciona de forma semelhante ao seguro de carros. Há cobertura contra roubos e furtos, serviço de assistência 24 horas, colisão, danos a terceiros e até incêndios.

A diferença é que nem todas as seguradoras oferecem toda a complexidade dos serviços e garantias que um seguro de carro pode possuir, pois o preço não justifica para as motos. Ou seja, o valor do seguro pode não compensar em comparação ao investimento que pode ser feito em uma moto nova, em caso de algum incidente.

Lembrando que, assim como o seguro para carros, todos os tipos de seguro de moto terão também como base de valor o perfil e a capacidade de risco que, tanto o motorista, quanto o modelo da moto, podem apresentar. 

Dessa forma, não há uma tabela fixa que irá classificar os seus custos com o seguro de moto, mas sim um conjunto de valores que precisam ser avaliados pelas seguradoras.

Quais os Tipos de Seguro de Moto?

Basicamente os tipos de seguro de moto se resumem a dois tipos: compreensivo e não-compreensivo. Veja mais detalhes:

Seguro compreensivo

Reúne diversos serviços e coberturas em uma única apólice, configurando um tipo de seguro de moto mais completo. De acordo com o contratado você estará protegido contra:

  • Roubos e furtos;
  • Incêndios;
  • Colisões.

A cobertura é feita de forma total, e parcial para os casos de perda, para danos menores do que 75% do total do bem, onde há cobertura por parte da seguradora e do segurado, com a franquia.  

Seguro não-compreensivo

Possui uma abrangência menor de coberturas do que o tipo compreensivo e isso implica também na redução do seu investimento. É ideal para quem sente a necessidade de estar protegido em algumas situações, como roubo e furto, mas que não quer gastar muito.

Em geral, outra característica destaque é que esse seguro não apresenta franquia, já que não atende a coberturas parciais. Ou seja, isso implica também no desaparecimento da moto em caso de algum incidente ou na perda de mais de 75% do veículo, em que o seguro atende por indenização, conforme contrato. 

Quais são as coberturas para os Tipos de Seguro de Moto?

Como falamos anteriormente, a decisão sobre que coberturas você irá incluir no seu tipo de seguro de moto pode ter um caráter personalizado. É importante escolher de que itens são importantes de acordo com o seu perfil. Veja quais e por que escolher as seguintes coberturas:

Roubo e furto

Como o próprio nome já sugere, ao contratar esse item, você estará protegido contra roubos ou furtos da sua moto. Há a possibilidade ainda de escolher entre a cobertura total, quando há danos maiores que 75% ou o sumiço total do veículo, ou parcial, para danos menores que 75%, como já mencionamos. Avalie qual dessas coberturas lhe atende melhor no momento do fechamento do contrato da apólice. 

Colisão e incêndio

Adicional a roubo e furto, você poderá escolher a proteção para os casos de:

  • Colisão ou capotagens acidentais;
  • Quedas acidentais, como em pontes ou precipícios;
  • Danos na pintura;
  • Explosões;
  • Queda de objetos externos ao veículo;
  • Submersão total ou parcial em água;
  • Danos na pintura;
  • Enchentes;
  • Inundações e outros. 

Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V)

Importante item para os casos de incidentes em que há danos materiais ou corporais em terceiros, e que você é acionado judicialmente ou extrajudicialmente. 

Danos em equipamentos

Você pode contratar uma cobertura, em geral com pagamento de franquia, para repor os seguintes itens em caso de necessidade de substituição:

  • Faróis dianteiros;
  • Lentes do retrovisor;
  • Lanternas traseiras;
  • Retrovisores externos.

Extensão de reboque

É muito comum motociclistas realizarem viagens curtas, para cidades próximas às suas. Daí surge a necessidade de contratar uma cobertura adicional de quilometragem para o reboque poder atendê-lo sem qualquer problema.

Reposição de indumentária

Válido para o caso de danos nos equipamentos de proteção, como capacetes, jaquetas e macacões, conforme a contratação na apólice.

Assistência 24 horas

Item indispensável para cobrir qualquer dor de cabeça que você possa ter, a qualquer hora do dia, como atendimento de chaveiro, reboque, troca de pneus e outros. 

Qual melhor Tipo de Seguro de Moto?

Como você pode perceber, nem sempre a resposta é óbvia. Mas agora que você já conhece mais detalhes sobre os diferentes tipos de seguro de moto, ficou mais fácil avaliar qual se encaixa melhor no seu perfil e na capacidade financeira. 

O mais importante é você ter a consciência de que um seguro de moto vai fazer você viajar por aí com mais tranquilidade e segurança. Por isso, não deixe de fazer a cotação online aqui na Bidu para a sua moto, e tenha mais agilidade na escolha da apólice ideal para você. 



Última atualização em 10/12/2019